19 de novembro de 2024
PERSONALIDADE

Franca 200 anos: Major Nicácio, o líder do saneamento básico

Por Guilherme Faber | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução
Major Antônio Nicácio da Silva Sobrinho nasceu em 11 de setembro de 1855 no distrito do Carmo Cerrado, que pertence ao município de Ituverava (SP)

Ao longo dos seus 200 anos, diversas ruas e avenidas conquistaram destaque pela cidade de Franca, fato que ainda desperta curiosidade principalmente de quem é interessado pelo passado da cidade, por exemplo: quem foi Major Nicácio?

Major Antônio Nicácio da Silva Sobrinho nasceu em 11 de setembro de 1855 no distrito do Carmo Cerrado, que pertence ao município de Ituverava (SP). Imediatamente estabilizou-se em Franca com dedicação para arte pirotécnica e ideias republicanas ao lado do seu irmão, Manoel Nicácio da Silva Sobrinho.

Logo quando soube que Floriano Peixoto massacrou a Revolta da Armada chefiada por Custódio de Mello, Major atraiu uma turma de francanos para marche au flambeau em toda parte da cidade ao som de hinos patrióticos tocados pelo conjunto Tristão.

Nicácio também ganhou força na política com o cargo de intendente da Câmara Municipal e em 23 de setembro de inaugurou a caixa d'água, ocasião em que o credenciou como líder do saneamento básico, ou seja, atuou na canalização da água potável.

Outro feito político foi a sua participação decisiva no movimento urbanístico, o que promoveu o traçado do Cidade Nova, primeiro bairro francano sem nenhum envolvimento com doação de um patrimônio religioso.

Major Nicácio casou-se com Emiliana Ângela Nicácio da Silva, cujo consórcio resultou em cinco filhos, e morreu em 27 de setembro de 1898. Os seus restos mortais estão no Cemitério da Saudade. Há uma avenida situada na região central de Franca com o seu nome.

Inclusive o seu filho Mário Nicácio fundou o Grêmio Literário Francano em 11 de janeiro de 1903, extinta organização que divulgou trabalhos e demais contribuições prestadas por Major para comunidade francana.