28 de setembro de 2024
NOVELA CONTINUA

'A Gol está tirando o corpo fora', diz vereador sobre voos

Por N. Fradique | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Arquivo/GCN
Aeroporto de Franca tem estrutura, mas não tem voos

A retomada dos voos comerciais no aeroporto Tenente Lund Presotto, em Franca, será discutida em nova reunião na próxima segunda-feira, 24, em Jundiaí, na sede da Rede Voa, empresa que administra o aeroporto da cidade.

Será discutida a possibilidade de a empresa Azul assumir os voos que seriam de responsabilidade Gol. Mês passado, as duas empresas aéreas informaram que não possuem previsão para operar em Franca. 

Os vereadores Daniel Bassi (PSD) e Gilson Pelizaro (PT) vão participar da reunião em Jundiaí. “A gente notou que a Gol realmente está tirando o corpo fora. A Gol e a Azul estão fazendo operações em parceria e talvez a Azul possa assumir esses voos. Essa reunião em Jundiaí vai reunir várias autoridades e discutir a possibilidade de a Azul fazer os voos comerciais em Franca e ter acesso à redução do ICMS do combustível, que é oferecido pelo Estado de São Paulo”, explicou Bassi.

A exemplo do que ocorreu em Araraquara no mês passado, com a retomada dos voos, Pelizaro acredita que o Governo Federal possa colaborar para destravar eventuais burocracia para que Franca entre na rota dos voos.

“Tem questões burocráticas que precisam ser destravadas para que tenha esse funcionamento e também a questão da Gol que não demonstrou interesse. Mas ainda bem que a Azul demonstrou e há a possibilidade de fazer a troca das empresas. Se a gente tiver que fazer algum relacionamento com o Governo Federal para viabilizar os voos, eu estarei pronto para utilizar da nossa participação junto ao Governo para colaborar porque é importante para Franca”, disse Pelizaro.

A retomada do voos regionais é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, que oferece desconto no ICMS do combustível em troca de as empresas aéreas implementarem as rotas em aeroportos do interior. Em 2019, ficou acertado que a Gol ficaria responsável pelos voos em Franca.

Neste ano, a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) chegou a informar que os voos comerciais entre Franca e São Paulo estavam programados para ser retomados até junho, o que não se confirmou. Informou também que os voos seriam operados pela Gol.

Segundo a Rede Voa, o aeroporto de Franca passou por reforma e adequações técnicas recentemente, estando apto para a retomada dos voos comerciais.