Insatisfeitos com a situação crítica que passaram a conviver com a instalação do Centro Pop, moradores da Vila Formosa, na região central de Franca, e bairros vizinhos reclamam de constrangimentos, furtos e crimes. Um munícipe usou a Tribuna da Câmara nesta terça-feira, 18, para pedir apoio ao Legislativo em busca de alternativas para pelo menos amenizar os atos de vandalismo e criminalidade naquela região. Mas o clima acabou esquentando.
Um representante dos moradores, Bruno de Carvalho, leu um documento lembrando das últimas ocorrências registradas no bairro. Ele reforçou que comerciantes estão perdendo clientes e moradores não têm liberdade para sair de casa.
“Não podemos deixar mais nenhum objeto dentro dos carros, eles (moradores de rua) estouram o vidro e levam tudo. Eles reviram os sacos de lixo atrás de objetos e deixam tudo espalhado pelas ruas. Estamos convidando uma situação jamais vista. A porta da minha empresa já foi arrombada. Os moradores perderam valorização dos imóveis e têm receio de registrar reclamações. É uma inversão de valores”, disse.
Mas em determinado momento, o grupo de moradores do bairro que acompanhava o discurso do munícipe no Plenário, passou a hostilizar os vereadores, com gritos: “vocês não fazem nada”.
Lindsay Cardoso (PP) foi um dos alvos, sendo ameaçada e xingada por uma parte do grupo, que já deixava o plenário. “Eles estavam falando que iam me pegar, me bater, me agredir. Eu vim aqui para a copa (sala de café) e eles vieram para cima de mim, me chamando de vagabunda, que eu não faço nada, que só cuido de cachorro. Um cara que estava com eles partiu pra cima de mim”, disse Lindsay, que foi eleita com base no trabalho com a causa animal.
A equipe de segurança da Câmara Municipal foi acionada e rapidamente o grupo de moradores deixou as dependências do Uni-Facef, onde estão sendo realizadas as sessões do Legislativo.
O presidente da Câmara, Della Motta (Podemos) lamentou o ocorrido e disse que vai ouvir a vereadora para, posteriormente, tomar alguma providência. “Às vezes, a pessoa que vem usar a Tribuna não pesquisa quantas vezes os vereadores discutiram o assunto, realizando várias reuniões. Obviamente existe uma revolta dos moradores com relação ao Centro Pop, sabemos inclusive há um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) que precisa ser rediscutido. Vamos conversar com a Lindsay pra saber se ela vai querer tomar alguma medida”, disse o presidente do Legislativo.