23 de novembro de 2024
PUBLIEDITORIAL

Outra vez no topo


| Tempo de leitura: 3 min
Marcos Limonti/Sesi Franca

A equipe, que carrega o nome e a força da indústria paulista desde 2017, já acumula uma dúzia de títulos nesse período. Entre eles, o Mundial Intercontinental, a Champions League Americas e a Liga Sul-Americana. Tantas vitórias são reflexo de um trabalho sério, focado na potência e nos valores do esporte, que aprimora talentos e forma campeões nas quadras e na vida.

Há 25 anos, o Franca Basquetebol Clube havia conquistado o tricampeonato brasileiro (1997, 1998 e 1999). Agora, o Sesi Franca Basquete, grupo comandado pelo técnico Helinho Garcia, repete o feito (2021/22, 2022/23 e 2023/24).

“Estou muito feliz e orgulhoso em garantir o tricampeonato para Franca mais uma vez. Ganhar um título não é fácil, ainda mais três vezes consecutivas. Mas nós acreditamos que era possível. Trabalhamos muito nesse objetivo. Eu sempre falei para os jogadores que nós não podíamos abrir mão dos nossos valores. Assim, nos mantivemos unidos, ganhamos força e a confiança para chegar bem nos playoffs e isso culminou com o título e o tricampeonato do NBB”, comemorou Helinho Garcia.

Na noite desta quinta-feira, 13 de junho, o Sesi Franca Basquete conquistou o título do NBB (Novo Basquete Brasil) 2023/24, ao vencer o Flamengo por 69 x 59, no Rio de Janeiro. Com a vitória, a equipe francana fechou a série final em 3 a 1, no ginásio Maracanãzinho, garantiu o tricampeonato consecutivo do NBB e o seu 14° título brasileiro.

Lucas Dias, eleito o MVP das finais, contou com médias de 11.5 pontos, 7.2 rebotes, 3.2 assistências e 15.2 de eficiência. No jogo decisivo, o ala/pivô garantiu sete pontos, oito rebotes e seis assistências.

“Não fui MVP à toa. Trabalho demais. Sei o que eu represento para minha família, para a cidade de Franca. Estou muito feliz. Queria ter conquistado mais títulos nesta temporada, mas fechamos esse capítulo com chave de ouro”, afirmou o camisa 9.

David Jackon, com 14 pontos, um rebote e quatro assistências, e Wesley, que marcou 11 tentos, três ressaltos e dois passes, também se destacaram na partida final.

“Esse título representa o meu trabalho. Eu falo para os jogadores mais jovens que ninguém vê o que você faz no escuro. É preciso seguir trabalhando porque quando chega na luz será fácil. Hoje o nosso time lutou, conseguiu abrir um pouquinho, continuamos correndo, pegando rebotes e sabendo que a bola iria cair na hora certa. Estou muito feliz. Lutamos o ano todo para chegar neste momento. Foi um ano difícil e terminamos como campeões”, disse David Jackson.

Além de uma defesa forte, que limitou o Flamengo a menos de 60 pontos, o grande aproveitamento de longa distância foi fundamental para o Sesi Franca Basquete conquistar mais um troféu para sua galeria. A equipe converteu 13 em 27 das bolas de três pontos, contra 1/31 (9,7%) do adversário.

NÚMEROS DO JOGO