O piloto do avião Igor Reis, que morreu na queda do biplano nesta segunda-feira, 10, no aeródromo de Bauru, se apresentou em Franca em 2023 durante o evento Aero Franca, que contou com a atração principal da Esquadrilha da Fumaça. O acidente aconteceu nesta manhã, quando o piloto deixava a cidade (veja vídeo no final deste texto).
Igor Reis havia se apresentado com sua aeronave Barão Vermelho no Arraiá Aéreo, em Bauru, neste domingo, 9, pela Esquadrilha Acro (Escola de Acrobacia Aérea). O evento é considerado uma das maiores festas de aviação do país e é organizado pelo astronauta e senador Marcos Pontes.
O piloto era natural de Mogi Mirim e deixa um ciclo grande de amizades, principalmente em Franca. Igor já havia confirmado presença na terceira edição do Aero Franca, que acontece no próximo mês de julho. “Igor era um piloto muito bacana, experiente. Ele esteve presente conosco no Aero Franca, no ano passado. Ele trouxe três aviões da equipe deles para fazer as acrobacias”, disse Túlio Santos, organizador do Aero Franca, nesta segunda-feira.
Túlio lamentou a morte do piloto. “Dia 7 de julho ele estaria novamente conosco, já tinha até mandado a documentação. Eu tinha falado com ele na sexta-feira passada. Hoje (segunda-feira, 10) ele ia embora, foi decolar e infelizmente o motor apagou. Ele tentou retornar para a pista e não conseguiu, veio a colidir com o solo e faleceu no incêndio da aeronave. Infelizmente, uma grande perda para a aviação acrobática. Lamentamos a perda e desejamos sentimentos para toda família”, disse Túlio.
Igor Reis se apresentou em Bauru com seu avião Barão Vermelho, modelo Acrosport II. As causas do acidente serão apuradas pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).