31 de agosto de 2024
QUEDA LIVRE

Franca 'assiste' aeroporto de Araraquara receber voos comerciais

Por Pedro Baccelli | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Sampi/Franca
Arquivo/GCN
Aeroporto de Franca deve voltar a ter voos comerciais no 2º semestre

A Azul Linhas Aéreas divulgou na terça-feira, 28, a retomada dos voos comerciais no Aeroporto "Bartholomeu de Gusmão", em Araraquara (SP). O anúncio reacende a discussão sobre o futuro do Aeroporto "Tenente Lund Presotto", em Franca.

Ambos os aeroportos são administrados pela Rede Voa. Não é a única coincidência. Na região, a referência é o Aeroporto Estadual "Dr. Leite Lopes", em Ribeirão Preto. A questão é que Franca e Araraquara estão a 90 e 91 quilômetros, respectivamente, dos ribeirão-pretanos — ou seja, distâncias semelhantes.

Outro fator que chama a atenção é o populacional. O Censo Demográfico de 2022 aponta que Araraquara possui mais de 242 mil habitantes, enquanto Franca chegou a 352 mil habitantes.

Esses fatores têm levado os moradores de Franca a questionar por que a infraestrutura de Araraquara está sendo priorizada para receber voos comerciais. A reportagem entrou em contato com a Rede Voa para esclarecer a questão, mas não obteve resposta até o fechamento deste texto.

O que se sabe é que o aeroporto aguarda a homologação e autorização para voos comerciais, especialmente do Boeing 737-800, que operará em Franca. Essa autorização, denominada 3CVFR, é essencial para permitir pousos e decolagens no aeroporto, segundo divulgado pelo Portal GCN/Rede Sampi em dezembro de 2023.

Cinco meses se passaram e o público segue aguardando resposta. Caso se concretize, em Franca, a obrigatoriedade de fornecer voos comerciais é da Gol. A empresa também foi procurada pela reportagem e pediu para responder na próxima semana.

Enquanto isso, o aeroporto de Araraquara se prepara para operar com quatro voos comerciais diários para Viracopos, em Campinas (SP), a partir de 14 de outubro.