O deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Franca, Guilherme Cortez (Psol), visitou o Centro Tecnológico do Calçado, em São João da Madeira, em Portugal. A viagem ao continente europeu foi a convite do partido Bloco de Esquerda para a programação dos 50 anos da Revolução dos Cravos, movimento que pôs fim ao regime ditatorial presente no país, em 25 de abril de 1974.
O centro tecnológico reúne empresas voltadas à modernização da indústria calçadista, com estratégias sustentáveis. A eliminação das emissões de gases do efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global, é um dos projetos em desenvolvimento no polo calçadista português.
Cortez diz que o objetivo da visita foi conhecer práticas inovadoras, e reforça as dificuldades enfrentadas pelo setor em Franca. "Nossa cidade vem sofrendo com a desindustrialização e o consequente aumento do desemprego e da informalidade, como os portugueses passaram na década de 1990. Eles saíram da crise reinventando sua indústria e apostando em novas tecnologias, produção sustentável e melhores condições de trabalho".
Ideias que pretende colocar em prática caso eleito à prefeitura. "Precisamos aprender com as experiências internacionais a replicar aqui políticas que possam desenvolver a indústria calçadista da nossa cidade, atualizando as necessidades de um mundo em crise ambiental. Franca pode liderar uma transação ecológica na indústria de calçados do Brasil", completou.
Com reuniões agendadas com politicos e lideranças portuguesas, o politico espera firmar parcerias internacionais que possam beneficiar a cidade e o Estado de São Paulo. De acordo com sua assessoria, os gastos da viagem foram arcados pelo Psol.