Um portal afiliado à rede
20 de maio de 2024

PRÊMIO JABUTI

Jabuti veta livros que usam IA e não premiará obras de ciências

A justificativa é a criação do Jabuti Acadêmico, braço da mesma instituição voltado a publicações mais técnicas, que incorporará categorias similares

Por FolhaPress
26/04/2024 - Tempo de leitura: 1 min

premiojabuti.com.br/Reprodução

No lugar, o prêmio mais tradicional da literatura brasileira terá três novas categorias voltadas a saúde e bem-estar, educação e negócios

O Jabuti vai deixar de premiar obras de ciências, ciências humanas e ciências sociais neste ano, anunciou a Câmara Brasileira do Livro, nesta quinta-feira, ao apresentar a 66ª edição do troféu. A justificativa é a criação do Jabuti Acadêmico, braço da mesma instituição voltado a publicações mais técnicas, que incorporará categorias similares. No lugar, o prêmio mais tradicional da literatura brasileira terá três novas categorias voltadas a saúde e bem-estar, educação e negócios.

"Notamos que as categorias com mais ISBNs emitidos no Brasil são relacionadas a educação e a saúde e bem-estar. As editoras têm se ocupado muito de livros dessas áreas, então queremos avaliar e prestigiar esses talentos", afirma o curador Hubert Alquéres, que organiza a premiação pela segunda vez consecutiva. Segundo ele, a educação é um "fator fundamental para o desenvolvimento do país", enquanto obras voltadas ao bem-estar tomaram a dianteira no mercado editorial depois da pandemia.

Outra mudança anunciada pela CBL é o veto expresso a obras que usam inteligência artificial nesta próxima edição. No ano passado, houve uma polêmica ruidosa pela inclusão de uma ilustração feita com auxílio de IA entre os semifinalistas desta categoria.