Um portal afiliado à rede
20 de maio de 2024

HUMOR

Cartunistas de Piracicaba são retratados em projeto fotográfico com ícones do desenho

Exposição “Cartunistas”, do fotógrafo Paulo Vitale, tve origens no Salão do Humor de Piracicaba

Por Roberto Gardinalli
roberto.gardinalli@jpjornal.com.br

25/04/2024 - Tempo de leitura: 3 min

Paulo Vitale

O cartunista Érico San Juan, de Piracicaba, foi um dos convidados

Cartunistas de todo o Brasil e em especial de Piracicaba e região, foram retratados pelas lentes do fotógrafo Paulo Vitale, em um projeto que trouxe na fotografia, as principais características de cada um dos artistas do humor gráfico brasileiro. O projeto “Cartunistas” será lançado em uma exposição inaugurada nesta sexta-feira (26) no Sesi Sorocaba traz imagens de 120 desenhistas, entre eles nomes locais como Érico San Juan, Erasmo Spadotto, Edu Grosso e Fausto Longo, além de outros artistas que marcaram época, como Ziraldo, Laerte, Mauricio de Sousa, Paulo Caruso, Jaguar e Angeli.

Saiba mais sobre Piracicaba

Os nomes selecionados, além de marcarem o humor gráfico brasileiro, fazem parte da história do Salão de Humor de Piracicaba. “Estar nessa exposição  é um presente para alguém feito eu, nascido, criado e atuante há 33 anos na cidade do principal Salão de Humor do mundo. É muito gratificante e divertido estar ao lado de mestres como Ziraldo e Paulo Caruso, em seus últimos registros fotográficos, e ao lado de inspirações que viraram amigos, como Spacca e Baptistão; e de cartunistas de Piracicaba que são referências incontestáveis, como Edu Grosso e Fausto Longo”, disse o cartunista Érico San Juan. “O Paulo falou com o maior número possível de cartunistas de todo o Brasil. Gostei da postura dele, muito democrática e abrangente. Ele convidou artistas de diferentes gerações, veteranos e mais novos, do papel e do tablet”, completou.

O Salão de Humor de Piracicaba, além de ser referência, serviu como ponto de partida para o trabalho de Vitale, após o fotógrafo conversar com o cartunista Baptistão, que também foi fotografado. Segundo o fotógrafo, após anos de convivência com cartunistas pelas redações de jornais e revistas por onde passou, e perceber a forma ácida e criativa como os desenhistas retratam as pessoas, ele teve a ideia de “inverter a linguagem” e registrar os artistas com algum traço que remetesse à característica de cada um. “Começou com um amigo, o Baptistão, que perguntou se eu conhecia o Salão de Humor de Piracicaba. Eu entrei em contato com a organização, na época falei com o Erasmo Spadotto, e perguntei se poderia ir até o salão e fotografar os cartunistas. Montamos um estúdio em uma cozinha, em um prédio ao lado do prêmio, e ali fotografei 15 cartunistas”, contou Vitale. “Foi uma pílula do que viria a ser esse projeto”, completou.

Depois do primeiro contato, com as indicações que foi reunindo de outros cartunistas, Vitale chegou a ter em mãos 400 nomes de artistas de todo o Brasil. “Percebi a  potência que o Brasil é no humor gráfico. Minha meta era chegar a 100, mas quando vi, já tinha 120. Estourei a meta”, finalizou.
A exposição é um projeto inédito e tem a curadoria de Eder Chiodetto. Vitale é fotógrafo, diretor de cena e autor. Foi fotógrafo e editor de fotografia do Jornal O Estado de S. Paulo, editor de fotografia das revistas Veja e Época e correspondente da Agência Estado, em Nova York.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.