20 de dezembro de 2025
SAÚDE

Encontro une natureza e saúde mental em bosque de Franca

da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Sábado foi dia de conexão com a natureza no Bosque Beija-Flor, da Fundação Allan Kardec

No último sábado, 20, o Bosque Beija-Flor, situado no interior da Fundação Espírita Allan Kardec, em Franca, tornou-se o palco de um evento que reuniu desde crianças até idosos em uma experiência de conexão com a natureza e reflexões sobre a conservação hídrica e o meio ambiente.

O Workshop, organizado pelo Caps (Centro de Atenção Psicossocial) III Florescer em colaboração com a Fundação e a Prefeitura de Franca, promoveu uma variedade de atividades ligadas ao meio ambiente e à saúde mental.

Os participantes foram recepcionados com um café da manhã, repleto de frutas frescas e delícias caseiras, acompanhado por uma trilha sonora ao vivo. Logo após, ocorreram as atividades físicas e de integração com a natureza, destacando a importância dos cuidados tanto com a saúde mental quanto com o meio ambiente. Além disso, foram apresentadas as Oficinas Inspiração, da Fundação Allan Kardec, e uma aula prática sobre compostagem orgânica.

Para João Roberto Abrão, diretor administrativo da Fundação, o evento foi uma oportunidade de aproximar a população do trabalho realizado pela instituição, enfatizando a relevância da conservação hídrica e ambiental. "Estamos falando da água, que é um elemento essencial para a vida na terra", destacou.

Dentre as atividades, as Oficinas Inspiração, coordenadas pela terapeuta ocupacional Renata Vieitez, ganharam destaque. O projeto visa à inclusão social por meio do trabalho, oferecendo oficinas de geração de renda para pessoas em tratamento na área de saúde mental.

Outra atividade de destaque foi a confecção de uma mandala viva, conduzida pela psicóloga Gislaine Félix. Os participantes puderam expressar seus sentimentos e pensamentos através da criação de uma mandala utilizando elementos naturais, ressaltando a interação entre o ser humano e o ambiente ao seu redor.

Além disso, o evento apresentou o novo projeto do Horto de Plantas Medicinais da Fundação Allan Kardec, sob a orientação de Peter Gustavo Costa. Integrado ao Centro de Promoção de Saúde Mental (CPSM), o projeto visa oferecer produtos terapêuticos e, futuramente, estabelecer uma farmácia de complexos fitoterápicos.

A oficina de compostagem, ministrada pelo engenheiro ambiental Guilherme Bonfante, também despertou grande interesse. Os participantes puderam aprender sobre o processo de decomposição de matéria orgânica e sua importância na produção de composto orgânico, além de participar de uma demonstração prática.

Ao final do evento, os participantes foram agraciados com mudas de plantas medicinais, reforçando o vínculo entre saúde mental, meio ambiente e qualidade de vida.

“O Workshop foi surpreendente, ficamos muito felizes com a presença dos nossos pacientes e da comunidade e a interação de todos nas atividades propostas. Quisemos ressaltar neste evento a importância de pensarmos em saúde mental, no meio ambiente e na vida. E para pensar em saúde mental precisamos pensar na nossa vida, no que estamos vivendo, no que nos incomoda e em como a gente pode trabalhar e pensar em viver da melhor maneira possível. Foi maravilhoso”, disse Eliane Matheus Bonfante, coordenadora do CAPS III Florescer.