06 de outubro de 2024
SEU BOLSO

Conta de luz fica mais cara para moradores de Franca e região

da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução
Reajuste começou a valer nessa segunda-feira, 8

Franca e municípios do interior paulista atendidos pela CPFL Paulista tiveram um aumento na conta de luz nessa segunda-feira, 8. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou o reajuste tarifário anual da concessionária, que varia de acordo com o tipo de consumidor.

Para os clientes do Grupo A, que inclui indústrias e grandes comércios, o aumento é de 0,80%. Já para os consumidores do Grupo B, composto por residências e pequenos comércios, o aumento é de 1,77%, com um efeito médio de 1,46%.

Segundo a CPFL Paulista, o aumento decorre de uma série de fatores, especialmente relacionados aos custos que não são gerenciáveis pela distribuidora. Estes incluem o aumento dos encargos setoriais, impulsionado pela redução do aporte proveniente da privatização da Eletrobrás, e o aumento dos custos de transmissão, devido ao reperfilamento da indenização estabelecida pela Aneel para algumas transmissoras.

Outro fator que contribui para o aumento é o aumento do custo de geração, principalmente relacionado ao processo de descotização das usinas da Eletrobrás. Por outro lado, custos gerenciados pela distribuidora sofreram uma redução devido à variação anual negativa do IGP-M, de 4,26%, descontada do Fator X, um mecanismo de compartilhamento de ganhos de produtividade aos consumidores.