13 de dezembro de 2025
ESTATÍSTICA

Números de homicídios, estupros e roubos sobem em Franca em 2024; furtos caem

Por Tiago Vieira | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Igor Araújo/GCN
Homicídios em janeiro e fevereiro de 2024 somam 9 mortes, uma mais que os dois primeiros meses de 2023

Nos dois primeiros meses de 2024, a cidade de Franca registrou um aumento nos números de homicídios, estupros e roubos em comparação a janeiro e fevereiro de 2023, segundo os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo nesta semana.

O número de homicídios em janeiro e fevereiro de 2024 soma 9 mortos, um a mais que os dois primeiros meses de 2023. As tentativas de homicídio também aumentaram neste ano em Franca: foram 6 tentativas registradas, 3 a mais que o mesmo período do do ano passado.

Já os casos de estupros foram 22 nos dois primeiros meses de 2024, sendo 3 a mais que em 2023. Outra tendência crescente está no número de roubos – 13 a mais que nos dois primeiros meses de 2023.

Um ponto positivo está na diminuição do registro de furtos em Franca. Em janeiro e fevereiro de 2023 foram registrados 842 ocorrências, e em 2024, 758 furtos, 10% a menos que o mesmo período do ano anterior. Os furtos de veículos, por sua vez, aumentaram de 57 em 2023 para 91 em 2024.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública afirma que tem concentrado esforços para combater todas as modalidades criminosas em Franca. Como resultado do empenho das forças de segurança, o órgão cita a diminuição dos furtos no primeiro bimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2023. Somado a isso, foram presos 445 infratores e 15 armas de fogo ilegais retiradas das mãos de criminosos no município.

Em relação aos homicídios em Franca, a Secretaria de Segurança Pública explica que a variação dos crimes contra a vida é analisada pela pasta, por meio do Sistema SP Vida, que auxilia na criação de novas ações para coibir esses delitos.

Sobre os casos de estupro, a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública) ressalta que o governo faz campanhas frequentes para incentivar as mulheres a denunciar os agressores. As denúncias podem ser feitas em qualquer delegacia do Estado e também pela DDM Online. A DDM também está integrada em outras esferas governamentais e mantém parcerias com a Secretaria de Políticas para a Mulher, que tem, entre suas ações, o protocolo “Não se cale”.