O Pronto-socorro municipal ‘Álvaro Azzuz’, localizado na zona Norte de Franca, registra superlotação ao longo desta segunda-feira, 18.
As unidades de saúde pública da cidade vêm registrando um número acima do normal nos últimos meses, com as pessoas apresentando sintomas compatíveis de dengue e resfriado.
Nesta segunda-feira a situação de caos não foi diferente, com pessoas enfrentando longa fila de espera de até 5 horas no setor de acolhimento e triagem. Após esse acolhimento é que os pacientes são encaminhados para atendimento médico. Com isso, o salão de espera do PS apresentou superlotação o tempo todo.
“Eu estou aqui desde ao meio dia e agora é que me chamaram para o acolhimento. Precisamos de uma melhor atenção”, disse um paciente, por volta das 16h nesta segunda-feira.
A prefeitura foi procurada para informar o motivo da superlotação, se há falta de médicos ou funcionários, já que parte dos servidores municipais participou de uma paralisação nesta segunda-feira por aumento salarial.
Fala, Prefeitura
Em nota, a Secretaria de Saúde disse que nas últimas semanas, o Pronto-socorro "Álvaro Azzuz" tem registrado maior número de atendimentos, principalmente de pacientes com queixas compatíveis com síndromes gripais e dengue. A unidade trabalha com sistema de acolhimento, sendo que, após o preenchimento de ficha de atendimento na recepção, o paciente já é encaminhado para triagem com a equipe de enfermagem, o que permite a classificação de risco e o atendimento de acordo com a gravidade do caso. Ressalta, ainda, que até às 16h30 horas desta segunda-feira, 18, cerca de 700 pessoas já passaram por atendimento no Pronto-socorro "Álvaro Azzuz".