21 de dezembro de 2025
PARALISAÇÃO

Servidores protestam em frente à Prefeitura de Franca por maior reajuste salarial

Por Pedro Baccelli e N. Fradique | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
N. Fradique/GCN
Servidores tomam rua ao lado da Prefeitura de Franca

Entrave nas negociações salariais 2024. Motivo que levou mais de 300 servidores públicos municipais a paralisarem o dia de trabalho e se manifestarem em frente ao sindicato da categoria, ao lado da Prefeitura de Franca, na manhã desta segunda-feira, 28.

A Prefeitura ofereceu 3,86% de aumento salarial, no cartão alimentação e no abono escolar. O percentual, segundo presidente do sindicato, Fernando Nascimento, repõe apenas as perdas da inflação – não houve aumento real. O valor oferecido pelo Executivo municipal foi aceito apenas no abono, que saltaria dos atuais R$ 354 para R$ 367,66 em 2025.

Sem nova contraproposta do Executivo, e com o sindicato se colocando contrário ao percentual oferecido, os servidores foram para as ruas, segurando cartazes com os dizeres: "O prefeito quer desprezar os servidores", "Alexandre nunca mais" e "Gratificação não é salário".

Segundo Nascimento, a adesão foi "positiva" e o movimento só encerrará após acordo salarial com o prefeito Alexandre Ferreira (MDB).

Gritando "servidor na rua, prefeito a culpa é sua", os manifestantes fazem uma passeata a pé em torno do Paço Municipal. A Polícia Militar interditou parcialmente a avenida Presidente Vargas e vias adjacentes.

Participaram do movimento o deputado estadual Guilherme Cortez (Psol) e o vereador Gilson Pelizaro (PT).

A Prefeitura de Franca foi procurada pela reportagem, mas não se manifestou sobre a paralisação dos servidores.

Este texto está em atualização