25 de dezembro de 2025
VÍDEO

Fila em posto trava trânsito na Av. Chico Júlio, irrita comerciantes e tem até briga

Por Tiago Vieira | da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Tiago Vieira
Número de veículos aumentam ainda mais nos horários de pico

Um posto de combustíveis na Avenida Chico Júlio tem oferecido gasolina mais barata que a média dos postos de Franca. A estratégia tem atraído tantas pessoas que uma fila tem se formado em plena avenida. Comerciantes reclamam do volume de carros parados e motoristas do perigo no trânsito, mas esta semana a confusão foi maior: dois homens saíram aos socos em plena avenida depois de discutirem na fila.

Um dos casos que chamou a atenção e viralizou nas redes sociais desde a tarde dessa quarta-feira, 13, foi o vídeo da briga entre dois homens na fila do abastecimento do mesmo posto de combustível. Após uma batida leve entre carro e moto enquanto estavam na fila, os dois condutores entraram em luta corporal sendo separados por populares.

Lojas vizinhas do posto têm tido diversos problemas com os motoristas que formam fila de veículos em frente aos cômodos de comércio. Júlio César, 50, proprietário de uma loja de auto peças, diz que já chegou a colocar cones em frente a loja para inibir os clientes do posto mais não adiantou. “Desde quando começou essa fila há um pouco mais de um mês, minhas vendas caíram em média 60%. Por causa desse tumulto em frente ao meu estabelecimento os clientes ficaram sem lugar para estacionar", disse o comerciante. O proprietário de uma loja de vendas de veículos, Jean Carlos, 44, relata que os carros da fila já bateram em dois de seus carros expostos para venda e teve um de seus cones amassados. “Não sou contra o posto vender combustíveis mais barato e nem quero prejudica-los, mas nessa questão o meu comércio está sendo prejudicado, minhas vendas presenciais caíram 40%. Já tentei conversar com os responsáveis do posto duas vezes para dar a ideia de transferir a fila do abastecimento para rua de baixo, para ficar mais fácil até para eles utilizarem o espaço que o posto tem do outro lado”, explica Jean.

Um vendedor de outra loja de veículos disse que a fila atrapalha os clientes estacionarem próximo ao estabelecimento. “Tem fila o dia inteiro. O posto deveria ter uma estratégia para não ter toda essa fila principalmente nos horários de pico”, disse o vendedor de 42 anos.

A auxiliar administrativa, Gabriele Santos, 24, diz ser muito perigoso aguardar na fila, principalmente se estiver veículos estacionados. O que obriga os carros da fila aguardar em uma das faixas da avenida, correndo risco de acidentes com ciclistas e carros que transitam na avenida. “Compensa ficar na fila por causa dos valores em relação a outros postos. Dependendo do valor que for abastecer vale a pena”.

Já o motorista de aplicativo, Marcos Antônio Garcia, 50, abastece o carro três vezes por semana para trabalhar, e ter um posto de combustível com o preço bem mais em conta ajuda bastante. “É um pouco complicado ficar na fila por causa do trânsito da avenida. Por ser mais barato o pessoal se arrisca. Pelo preço vale a pena”.

“Chegamos a transferir a fila para rua Antônio Bernardes Pinto, mas os moradores não aceitaram a modificação e ameaçaram entrar na justiça contra a rede, por isso a fila voltou para pra Chico Júlio”, explica Wilgner Guilherme, 26, gerente do posto.

Perguntado se poderia utilizar o espaço que dá acesso a Antônio Bernardes Pinto, o gerente disse que o espaço não foi arrendado pela rede, portanto não poder ser utilizado para desafogar a fila. Segundo Wilgner, a administração do posto vai elaborar novas estratégias para organizar a fila do abastecimento.

A Prefeitura de Franca foi questionada sobre quais providências podem ser realizadas, mas não respondeu até a publicação desta matéria.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Portal GCN (@gcnnet)