Felipe Henrique da Silva, de 9 anos, morreu após se engasgar com um pedaço de pão na noite desta quarta-feira, 28, em sua casa, no Parque das Árvores, na região Sul de Franca. Com tumor cerebral benigno diagnosticado em 2020, o garoto enfrentava comorbidades, levando a família a realizar campanhas nas redes sociais.
Em julho de 2021, o menino passou por cirurgia para a colocação de uma válvula DVP (Derivação Ventrículo-Peritoneal). O mecanismo busca transportar o líquido dos ventrículos cerebrais para outras regiões do corpo, permitindo a regularização da hipertensão intracraniana.
Felipe enfrentou sequelas após o procedimento cirúrgico, de acordo com o que foi publicado no perfil da mãe dele, Milena Santos, no Facebook. O organismo passou a não identificar a necessidade de urinar ou defecar, condição clínica chamada de bexiga e intestino neurogênicos. O menino sofreu com transtorno do processamento auditivo central, que é um déficit sensorial no processamento de informações, além de anemia ferropriva, quando há insuficiência de ferro no corpo.
O pequeno guerreiro também enfrentava asma, depressão, diabetes tipo 1, epilepsia focal e de ausência, hipertensão arterial e renal, intolerância a lactose, psicose e transtorno fóbico ansioso e síndrome de Sjögren, doença autoimune que ataca células saudáveis que produzem saliva e lágrimas.
A mãe, Milena Santos, compartilhava e divulgava rifas solidárias nas redes sociais para ajudar a custear o tratamento do filho. “Aqui nesse perfil... tem um guerreiro e a luta é constante”, dizia em uma das publicações. A #meulipe era entoada para engajar a causa.
O caso
Felipe teria se engasgado com um pedaço de pão, em sua casa, nesta quarta-feira. O Corpo de Bombeiros foi acionado, prestou os primeiros-socorros e o levou até a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Aeroporto.
O garoto chegou à unidade com um quadro de parada cardiorrespiratória, que foi revertido pelo médico, mas Felipe teve outra parada e morreu.
O velório acontece nesta quinta-feira, 29, das 6h às 16 horas, na sala 5 do São Vicente, com o sepultamento em seguida, no cemitério de Itirapuã, município paulista a 27 km de Franca.
Leia mais:
Menino de 9 anos morre engasgado com pedaço de pão em Franca