O Ipra (Instituto de Produção e Realização Artística), localizado no bairro Estação, em Franca, traz uma programação cultural com os espetáculos teatrais – "Olhos de Céu" e "O Sorriso de Mia". Ambas as montagens são produções originais do Lusco-Fusco - Ateliê de Criação, sob a direção do professor e diretor teatral Mauro Júnior.
O objetivo das produções, segundo a divulgação, é explorar a interseção entre a literatura e o teatro, mergulhando no conceito de "transcriação", termo cunhado pelo poeta e tradutor brasileiro Haroldo de Campos. A transcriação busca transladar a essência literária para a linguagem cênica, combinando diferentes linguagens e estéticas performativas, visuais e sonoras.
"Olhos de Céu" é uma transcriação do livro infantojuvenil "Ela Tem Olhos de Céu", da premiada escritora cearense Socorro Acioli. A trama gira em torno de Sebastiana, uma menina com olhos que parecem o céu, cujo nascimento causa alvoroço na fictícia cidade nordestina de Santa Rita do Norte. A dramaturgia incorpora trechos do livro de Acioli, elementos de cordéis de Bráulio Bessa e diálogos improvisados, criando o cenário de uma estação de rádio local, a Rádio Taperoeba, comandada pela personagem fictícia Solange de Nazareth.
Já "O Sorriso de Mia" é uma transcriação de três contos do renomado escritor moçambicano Mia Couto, conhecido por sua narrativa lírica e realismo mágico. Os contos selecionados – "A Menina Sem Palavra", "Peixe Para Eulália" e "Inundação" – exploram temas como a água, a memória cultural e a oralidade. Os atores ora atuam como músicos, ora como narradores, transportando o público para o universo onírico dos contos de Mia Couto.
Além dos espetáculos teatrais, no sábado, 3, o Ipra também sediará a festa Forrobodó a partir das 22h, oferecendo uma experiência de entretenimento para o público.
Serviço