A frota que circula pelas ruas de Franca está envelhecendo, com aumento, pelo segundo ano consecutivo, do número de veículos com mais de 11 anos. Em 2022, eles eram 103.583. Mas o ano de 2023 fechou com 110.010 veículos na faixa dos 11 aos 20 anos, segundo dados do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo).
Enquanto isso, apontam os dados, os veículos mais novos (de 0 a 10 anos) estão circulando menos pelas ruas de Franca. Se em 2022 eles eram 69.511, 2023 fechou com 65.209.
O levantamento mostra que, de 2019 a 2021, os automóveis com até 10 anos eram maioria, mas o cenário começou a mudar em 2022, quando veículos de 11 a 20 anos passaram a ser predominantes. Em dois anos, de 2021 para 2023, os automóveis mais novos em circulação diminuíram de 84.541 para 65.209. E os de 11 a 20 anos cresceram: saíram de 88.670 em 2021 para 110.010 em 2023.
O número de veículos "velhos" circulando na cidade cresceu em todas as faixas analisadas pelo Detran-SP. Além da faixa de 0 a 10 anos e de 11 a 20 anos, de 2022 a 2023, o número de veículos de 21 a 30 anos passou de 51.239 para 51.849; os de 31 a 40 anos foram de 29.176 para 30.339; e os de 41 a 50 anos saíram de 17.618 em 2022 para 19.364 em 2023. Franca ainda tinha, no ano passado, 3.103 veículos com mais de 50 anos, contra 2.230 em 2022 (veja a tabela completa no final deste texto).
Cada vez mais velhos
O que se vê nas ruas e avenidas de Franca, porém, não é exclusividade do município. A frota de automóveis que circula pelo Brasil envelheceu pelo nono ano consecutivo, e sua idade média retrocedeu quase três décadas, ficando próxima aos níveis de 1994, de acordo com o anuário do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores).
A média de idade dos automóveis que circulam no país é, hoje, de 10 anos e 9 meses, segundo o mais recente estudo sobre a frota circulante no país, realizado anualmente pelo Sindipeças.
Mas por que as pessoas estão cada vez mais optando por ficar mais tempo com o veículo? A crise econômica provocada pela pandemia, desemprego, redução do poder de compra, valor dos veículos e dos combustíveis são alguns fatores que podem ajudar a explicar o aumento da idade média da frota dos veículos nas cidades brasileiras.
O economista Reinaldo Cafeo ainda cita a obrigatoriedade de equipar os veículos com acessórios de segurança, avanço tecnológico, além da elevada carga tributária. Tudo isso encarece o valor final dos veículos novos. “Tanto que no ano passado o governo federal subsidiou a compra de veículos mais em conta, mas foi de pouca duração.”
Cafeo ainda salienta que a pandemia inverteu prioridades, e há uma nova geração que prefere alugar a comprar um carro. “Para se ter uma ideia, a idade média para tirar a CNH está na casa dos 25 anos. Isso retarda a compra do primeiro veículo”, diz. “Os juros estiveram elevados neste período e a renda achatada, portanto, o ambiente econômico também prejudica a compra de veículos mais novos”, emenda.
De acordo com o Sindipeças, as possibilidades de reversão desse fenômeno de envelhecimento da frota de veículos no Brasil dependem do nível de crescimento das vendas de modelos novos face à atual taxa de sucateamento da frota, assim como de políticas públicas que incentivem de maneira intensiva a retirada de circulação dos veículos mais velhos.
Idade da frota de Franca (*)
| 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | |
| Entre 0 a 10 anos | 88.391 | 90.522 | 84.541 | 69.511 | 65.209 |
| Entre 11 a 20 anos | 83.316 | 82.408 | 88.670 | 103.586 | 110.010 |
| Entre 21 a 30 anos | 44.18 | 43.733 | 45.660 | 51.239 | 51.849 |
| Entre 31 a 40 anos | 28.303 | 28.052 | 28.000 | 29.176 | 30.439 |
| Entre 41 a 50 anos | 13.108 | 13.044 | 15.059 | 17.618 | 19.364 |
| Acima de 50 anos | 719 | 710 | 1.021 | 2.230 | 3.103 |
| Total | 258.022 | 258.469 | 262.951 | 273.360 | 279.974 |
(*) Fonte: Detran-SP