Enchentes são consideradas problemas crônicos em Franca. Durante a temporada de chuvas fortes, a cidade vive o caos em vários pontos. Além das calhas dos córregos que não suportam o volume de água, existem bairros que ficam completamente alagados, causando prejuízos a várias famílias.
Com a formalização de um convênio com o Governo Federal, através do Ministério das Cidades, a Prefeitura de Franca possibilitará investimentos de R$ 40 milhões em obras contra enchentes na cidade. A assinatura do convênio ocorreu na última sexta-feira, 5, na agência da Caixa Federal, em Ribeirão Preto, com a presença do prefeito de Franca, Alexandre Ferreira (MDB).
O Chefe do Executivo destacou a importância dos recursos para a área de infraestrutura da cidade e aproveitou para agradecer o empenho do deputado federal Baleia Rossi (MDB) e a Jader Filho, Ministro das Cidades. “Os recursos permitirão executar serviços de drenagem e ampliação de canais, de modo a diminuir os alagamentos em períodos de chuvas fortes”, disse Alexandre.
Alguns locais que deverão receber as obras são o alargamento e rebaixamento do canal dos córregos do Cubatão, da avenida Ismael Alonso y Alonso, sobre o viaduto Dona Quita, região central da cidade, e numa área do córrego Engenho Queimado, no Jardim Palmeiras, zona Oeste da cidade. Os moradores do Palmeiras são afetados frequentemente com as enchentes, sempre sofrendo danos em móveis, utensílios domésticos e até mantimentos.
O próximo passo agora é a elaboração do processo licitatório para o início das obras na cidade.