13 de dezembro de 2025
BALANÇO

Prefeito destaca 175 obras: 'Se não fossem dívidas passadas, faríamos muito mais'

Por N. Fradique | da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Hevertom Talles/GCN
Prefeito Alexandre Ferreira (MDB), durante balanço das ações de 2023

O prefeito Alexandre Ferreira (MDB) fez um balanço das ações do Governo Municipal em 2023, nesta quinta-feira, 28, em seu gabinete. Participam da reunião vários secretários e o vereador Marcelo Tidy (União).

Alexandre começou fazendo uma apresentação de como assumiu a Prefeitura e o que foi feito. Primeiramente, ele agradeceu sua equipe de governo. "Pagamos R$ 87 milhões de dívidas, sendo R$ 77 milhões em precatório", disse.

Disse que 2021 foi um ano difícil por conta da pandemia. "Nossa rede de saúde não estava preparada, como a Prefeitura, como o mundo tudo. Mas, através da pandemia, pudemos estruturar a área de saúde. Tiramos algo positivo, apesar dos pesares".

O prefeito disse que assumiu a Prefeitura "toda desestrutura e sem dinheiro". Mais uma vez destacou a parceria e o apoio da Câmara Municipal nesse período. "Os vereadores entenderam a importância de alavancar as cirurgias (eletivas), buscar essa recuperação da cidade, liberação de lotes para construção, a obra do NGA e a construção de um hospital estadual, além de vários Cepels, com ampla área de lazer e cultura, além da revitalização dos parques de lazer e esportes".

Na área de Educação, Alexandre lembrou que Franca foi contemplada com prêmio da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), em reconhecimento ao trabalho que é feito nas escolas.

O prefeito destacou os 175 projetos liberados para obras na cidade. "Se eu não tivesse que pagar dívidas passadas, a gente tinha feito muito mais nesses três anos", afirmou. 

Como parte da prestação de contas, o prefeito apresentou imagens de obras em andamento.

Saúde
Foram elencados serviços na Saúde necessários para atender 62 mil novos cadastrados de pessoas na rede pública. Entre eles, estão construção do hospital estadual, que já está no terceiro andar; 57% a mais de investimento em remédios; 530 mil exames na rede pública; 6.594 entregas de aparelhos auditivos; e mais de 33 mil exames de mamografia.

Educação
Na Educação, o prefeito disse que implantou programa de digitalização, compra de novos equipamentos, novo sistema de gestão em creches, gerando mais de 2.200 vagas e construção de novas unidades.

Segurança e infraestrutura
Integração das instituições de segurança com a Central de Monitoramento; obras de mobilidade urbana com pavimentação, abertura e duplicação de avenidas na cidade; e investimento em placas de sinalização de trânsito.

Transporte
Alexandre disse que, em breve, vai abrir nova licitação para o transporte público e discutir com a população que tipo de serviço e modelo é o mais viável.

Obras 
Segundo o prefeito, são 175 obras em três anos. Há planejadas 73 obras para concluir no próximo ano. "Quem assumir a Prefeitura em 2025 vai ter pelo menos 73 obras para inaugurar".

No final, o Prefeito destacou os serviços prestados à população através da área de Desenvolvimento, com a criação de programas gerando vagas de empregos.

Alexandre lembrou do trabalho realizado no esporte, através da Feac, destacando as áreas de lazer, com as areninhas, revitalização da piscina do Poli, e outros locais que oferece o atendimento em relação à iniciação esportiva.

Disse também da aquisição de parte do patrimônio da Francana para quitar dívidas tributárias do clube com o município. "Agora, a Francana pode começar nova vida, poderá se reestruturar".

Disse da importância da contratação de uma empresa para a coleta do lixo. A licitação aberta no formato PPP (Parceria Pública-Privada) está suspensa pela Justiça.

Alexandre finalizou dizendo que, em 2025, vai lançar algumas obras dentro do programa contra as enchentes na cidade, mas não quis adiantar detalhes.