16 de julho de 2024
RELIGIÃO

Jesus está chegando

Por Monsenhor José Geraldo Segantin | Especial para o GCN/Sampi Franca
| Tempo de leitura: 2 min

É verdade: o Natal está próximo, muito próximo. e nele vamos, com o coração em festa, celebrar o nascimento do Salvador, portanto, Jesus está chegando!

Hoje é o último domingo do Advento e nele meditamos sobre a anunciação do Senhor, conforme relata o evangelho de Lucas.

Jesus é concebido no seio de Maria, camponesa de uma pequena cidade sem importância de uma região marginalizada: Nazaré da Galiléia.

José é da descendência de Davi que foi escolhido por Deus para pastorear o povo.

Em Maria, o Espírito Santo, encontra a acolhida necessária para gerar o Filho de Deus.

Muito perto do Santo Natal é necessário pedir a mesma disposição de Maria, a mãe de Jesus e nossa, para acolher o Salvador e dizer-lhe com o coração e a vida que somos os servos e as servas do Senhor!

Com Nossa Senhora aprendemos que a Acolhida é necessária para gerar o Filho de Deus.

Quais são as lições de vida que a Palavra de Deus nos oferece? Vejamos:

Primeira Leitura: IIº Livro de Samuel, 7.
Talvez por causa das violências cometidas, Davi, durante os últimos anos de sua vida, alimenta uma ideia fixa: construir um templo para o Senhor.

Manda então vir à sua presença um seu conselheiro, o profeta Natã e lhe expõe o seu projeto.         

Diz-lhe: “Não serás tu quem construirá uma casa para Deus, mas será Deus quem construirá uma casa estável, sólida e eterna para ti”.

Em nome de Deus Natã garante a Davi: o teu sucessor será alguém da tua família, um filho teu, e a tua dinastia durará para sempre.

A realização da profecia foi imensamente superior a tudo aquilo que Davi podia esperar e a tudo aquilo que o próprio Natã sonhava. Eles pensavam num reino terreno e Deus deu a Davi um descendente destinado a reinar para sempre: Jesus, o filho de Maria.

Ele responde indo sempre além das nossas expectativas. Ouve as nossas orações e as atende... mas à sua maneira.

Segunda Leitura: Carta aos Romanos 16.
Paulo encerra sua carta aos Romanos com um solene hino de louvor. É a expressão de fé e de louvor das comunidades cristãs primitivas, maravilhadas com a bondade divina revelada pela encarnação de Jesus Cristo. Elas se percebem privilegiadas pelo fato de estarem vivenciando em seu tempo a realização da promessa do Messias Salvador, conforme anunciada pelos profetas.

Evangelho: Lucas 1.
Lucas é o evangelista dos pobres e desde essa primeira página do seu livro, quer sublinhar que as escolhas de Deus são para os últimos da terra.

Para Deus podemos oferecer somente a nossa pobreza. É ele que transforma todos os desertos em jardins e os jardins em florestas, como mostrou que pode tornar fecundo o seio “desértico” de uma virgem.

O que Lucas nos quer dizer é que, no Filho de Maria, se realizam todas as profecias: a virgem concebeu como Isaías anunciou e Deus se fez presente como salvador do seu povo em Maria, identificada como filha de Sion, da qual falou Sofonias.

Monsenhor José Geraldo Segantin é reitor do Santuário Diocesano de Santo Antônio