15 de dezembro de 2025
SEGURANÇA

Celular Seguro: vale a pena instalar? Tire suas dúvidas

Por Giselle Hilário | da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação
Advogado José Milagre afirma que o App simplifica o longo processo de cancelar todas as contas vinculadas ao aparelho roubado, furtado ou perdido

O governo federal lançou no último dia 19 de dezembro o app Celular Seguro, que bloqueia o conteúdo de aparelhos roubados. Em menos de 24 horas, o número de cadastros chegou a 155 mil. Mas vale a pena instalar o aplicativo? A resposta do advogado José Milagre, especialista em fraudes online e crimes cibernéticos é: “com certeza!”.

Milagre, que também é colunista da Sampi, explica que o governo firmou acordo com bancos e operadoras para conseguir bloquear o conteúdo de celulares roubados assim que receber o alerta. "Com apenas um clique, a vítima enviará um aviso simultaneamente para a Anatel, bancos, operadoras de telefonia e aplicativos", diz especialista. “Assim, o dono do celular ganha tempo, que é fundamental após o roubo ou furto”, emenda.

O app, diz Milagre, agiliza muito o processo porque, até aqui, os usuários que tinham celulares roubados, furtados ou perdidos precisavm seguir uma sequência lógica com bloqueio de IP do aparelho, “correr atrás” de operadoras, bancos, aplicativos... O sistema Celular Seguro simplifica o longo processo de cancelar todas as contas vinculadas ao smartphone.

Milagre alerta, porém, que o Celular Seguro ainda não bloqueia Google, redes sociais e outros apps. O assunto ainda segue em discussão com o governo federal.

E mais: cadastrar-se ao Celular Seguro não tira a responsabilidade de o proprietário do aparelho fazer Boletim de Ocorrência em caso de roubo, furto ou perda. O boletim de ocorrência, além de iniciar uma investigação policial, garante às autoridades informações sobre o crime.

“Sob todas as óticas, o Celular Seguro é uma bola dentro do governo, mas ainda depende de adesões de outras instituições financeiras e aplicativos”, opina.

Participam os bancos Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Inter, Sicredi, Sicoob e Nubank, além do aplicativo de entregas iFood e o markeplace Mercado Livre.

Como usar o app
Você deve estar se perguntando: mas se eu tiver meu celular roubado, como faço para acionar o aplicativo? Basta acionar o sistema por um computador ou outro celular e informar o roubo através do aplicativo Celular Seguro.

O dono do celular poderá escolher, ao se cadastrar no aplicativo, pessoas de confiança para conceder acesso à função de bloqueio. Veja a seguir o passo a passo para a instalação e cadastro.

Fui roubado. E agora?

Roubos e furtos em alta
Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado em julho, o Brasil registrou um crescimento de 16,6% de furtos e roubos de telefones celulares no período de um ano, saindo de 853 mil casos em 2021 para 999,2 mil ocorrências no ano passado.

A média é de 114 celulares roubados por hora no país, cerca de dois a cada minuto. Os estados da Bahia e do Rio de Janeiro puxaram a alta nesse tipo de crime.