24 de novembro de 2024
PUBLIEDITORIAL

Hospital do Câncer de Franca: atualizado no tratamento e prevenção do câncer de pele


| Tempo de leitura: 4 min

Unidade Oncológica pertencente ao Grupo Santa Casa de Franca – o Hospital do Câncer há 21 anos tem sido uma importante referência em tratamentos de diversos tipos de câncer, entre eles o câncer de pele, que recebe uma campanha específica nesse mês do DEZEMBRO VERMELHO, com foco no incentivo à prevenção e apoio durante o tratamento.

Na cidade de Franca, o Hospital do Câncer proporciona uma frequência grande de consultas multidisciplinares, de realização de exames diagnósticos, de cirurgias para o câncer, sessões de radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia, entre outros. Isso traz um impacto global relevante na sobrevida dos pacientes por conta de uma estratégia de acompanhamento mais adequada. O nível de capacitação que os tratamentos oncológicos exigem só é encontrado em centros oncológicos dedicados. Após diversas ampliações, o Hospital do Câncer conta hoje com uma infraestrutura moderna e bem equipada, impactando positivamente a vida de toda a sociedade local e evitando que as famílias precisem se deslocar para outros centros quando o câncer é detectado.

Tony Graciano, presidente voluntário do Grupo Santa Casa de Franca, falou: “Neste mês - ‘Dezembro Vermelho’ - nossas equipes internas estão se dedicando a difundir informações sobre o câncer de pele aos nossos colaboradores, que são potenciais propagadores dessas informações aos seus familiares e círculos sociais. E seguindo esta temática, temos o prazer de disponibilizar à população informações de grande relevância trazidas pelo nosso profissional, o Dr. Rogério Volpe, médico oncologista e diretor clínico dos Hospitais do Câncer e Coração de Franca, ao qual agradecemos pela disponibilidade em transmitir tais conhecimentos.”

CÂNCER DE PELE
Informações gerais, prevenção e tratamento

por Dr. Rogério Campos Cintra Volpe, médico oncologista e diretor clínico do Hospital do Coração

O que é o câncer de pele?
É uma neoplasia maligna, que tem como principal causa a exposição ao Sol de forma prolongada. O câncer de pele é dividido em melanoma e não melanoma. Ele ocorre quando há o crescimento anormal e descontrolado das células, que se multiplicam até formar o tumor maligno.

Qual o tipo de câncer de pele mais comum no Brasil?
É o não melanoma, que corresponde a 30% dos casos de tumores malignos. A boa notícia é que ele é menos agressivo e possui menor taxa de mortalidade. Em geral, se apresenta como uma lesão, similar a feridas. Mas cuidado: se não tratado corretamente, pode deixar mutilações expressivas.

Existem pessoas com fatores de risco aumentados para o câncer de pele?
Embora qualquer pessoa possa ter câncer de pele, existem alguns fatores que aumentam as chances de desenvolver a doença. São eles:
• pessoas com mais de 40 anos (lembrando que o efeito dos raios UV é cumulativo, por isso é fundamental cuidar da pele desde criança);
• pessoas de pele e olhos claros;
• histórico familiar;
• presença de múltiplas pintas, pintas displásicas e xeroderma pigmentoso.

Qualquer protetor solar protege contra os riscos do câncer de pele?
Para proteger a sua pele, o ideal é utilizar um protetor solar com fator de proteção de no mínimo 30. Lembrando de reaplicar o produto a cada 2 horas, especialmente nos casos de exposição direta, como na praia ou na piscina.

Preciso utilizar protetor solar em dias nublados?
Sim. Mesmo nos dias nublados pode existir radiação solar. Nestes, a indicação do protetor é a mesma para os dias de Sol.

É possível prevenir o câncer de pele?
Você pode incluir alguns hábitos no seu dia a dia, para diminuir os riscos do câncer de pele. Confira:
• evite se expor ao sol entre 10h e 16h, momento em que os raios solares são mais prejudiciais à pele;
• utilize protetor solar todos os dias, além de chapéu, óculos escuros e roupas com proteção UV, sombrinhas e protetor solar labial.

O câncer de pele tem cura?
Sim, o câncer de pele tem cura. Porém, isso depende do diagnóstico precoce.

Para quais sinais eu preciso estar atento, que podem sugerir se tratar de câncer de pele?
• manchas que coçam, ardem ou descamam;
• sinais que mudam de tamanho, de formato ou de cor;
• presença de várias cores em uma mesma lesão;
• feridas que não cicatrizam em um mês;
• quando uma metade da mancha é diferente da outra (assimetria).

Todo câncer de pele pode gerar metástase?
O câncer de pele tipo melanoma tem chances significativas de gerar metástase e se espalhar para outros órgãos, dependendo de quando ele for detectado. Já o não melanoma, o tipo mais frequente, tem menos riscos de metástase, porém, eles existem.

Qual a importância para a população de Franca e mais 21 municípios da região em poderem contar com uma unidade oncológica como o Hospital do Câncer de Franca?
O Hospital do Câncer de Franca atualmente é um centro oncológico onde temos recursos semelhantes a grandes centros juntamente com um acolhimento humanizado e individualizado. Um ponto importante a se destacar é a proximidade de profissionais junto com a coordenação, onde se consegue cada vez mais oferecer a população um tratamento de qualidade e de ponta, já sendo um centro oncológico de referência não só em Franca, mas nos 21 municípios vizinhos atendidos pelo Grupo Santa Casa de Franca, do qual o Hospital do Câncer é a unidade oncológica integrante.

___________

Serviço:

Hospital do Câncer de Franca

Av. Pres. Vargas, 2953, Jd. Petráglia - Franca/SP   |  Segunda a sexta-feira das 7h às 22h30

Telefone: (16) 3712-3063 / 3065 / 3067  |   www.santacasadefranca.com.br