O recesso de fim de ano para os funcionários da fábrica Ferracini veio com uma notícia amarga na manhã desta sexta-feira, 15, com o anúncio de fechamento da fábrica em Franca.
A empresa que já produziu mais de 5 mil pares por dia em Franca, vinha aos poucos diminuindo a produção na cidade e também o quadro de funcionários.
Nesta manhã, após o café da manhã, veio a notícia da demissão em massa para os colaboradores. O gerente afirmou aos funcionários que não queria essa situação, mas que a produção da fábrica Ferracini vai ser concentrada no Nordeste, onde a empresa tem outra unidade. Naquela região, a fábrica tem mão de obra mais barata e menos impostos.
Segundo as informações, já foram demitidos o pessoal do pré-fresado, na sequência serão os funcionários do pranchamento, do corte, revisão de pesponto, preparação e montagem. Mais de 150 funcionários foram demitidos na manhã desta sexta, segundo o sindicato.
A empresa manterá em Franca apenas a montagem de cerca de 90 pares de amostras e o desenvolvimento - atividade esta que 20 funcionários conseguem fazer.
Alguns funcionários não contiveram o choro e saíram abalados com o aviso-prévio indenizado em mãos.
Em dezembro do ano passado, a empresa já havia mandando mais de 100 funcionários embora, inclusive funcionários que tinham mais de 20 anos de casa e dera mais um sinal que deixaria o município. A confirmação veio agora, um ano depois.
A empresa está intensificando os investimentos e produção na fábrica do Grupo Ferracini na cidade de Armargosa (BA), onde o prefeito da cidade estaria priorizado a redução de impostos e aumentando incentivos para atrair indústrias, além de a mão-de-obra ser mais barata.
Em 2016, foi anunciado um investimento pela Ferracini no município de cerca de R$ 12 milhões, com geração de 300 vagas diretas.