13 de dezembro de 2025
ÁREA NOBRE

Prefeitura faz acordo com a Francana e deve transformar ‘Nhô Chico’ em 'camelódromo'

da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Pedro Baccelli/GCN
Estádio 'Nhô Chico' está em área nobre da cidade, em pleno Centro

A Prefeitura de Franca deve protocolar ainda nesta quarta-feira, 13, na Câmara de Vereadores, um projeto de lei para autorizar que o munícipio receba da Associação Atlética Francana parte do Estádio “Coronel Nhô Chico”, no Centro da cidade, como forma de pagamento de tributos atrasados. A Prefeitura pretende construir um “camelódromo” no local.

A dívida da Francana com o município supera a casa dos R$ 5 milhões. E, para quitar esse montante, o clube ofereceu cerca de 4,2 mil m² do estádio, após avaliação da área e aprovação pelo Conselho Deliberativo. O assunto, inclusive, foi tema de audiência de conciliação na Justiça, em que estiveram presentes também os credores da Francana.

A proposta prevê que a parte do Estádio “Coronel Nhô Chico” tombada como patrimônio histórico ficará com o município.

O objetivo da Francana, com a regularização da sua situação tributária com o município, é poder voltar a firmar acordos com a Feac (Fundação Esporte, Arte e Cultura) e com a Prefeitura. O último acordo oficial aconteceu há quase 20 anos.

O projeto foi apresentado aos vereadores nessa terça-feira, 12, em reunião no gabinete do prefeito Alexandre Ferreira (MDB). O presidente da Francana, Rafael Diniz, também participou da reunião.

O texto, agora, deve ser protocolado na Câmara nesta quarta e votado em sessão extraordinária ainda este ano.

Futuro
A reportagem do GCN/Sampi apurou que a Prefeitura deve construir no local um amplo centro comercial, que irá compor o programa de revitalização da área central, incluindo, na primeira fase, a reforma das praças Barão e Nossa Senhora da Conceição. Essas obras já estão licitadas e devem começar em janeiro.

Essa primeira fase da revitalização do Centro prevê também duas medidas na área de segurança, com a implantação da Atividade Delegada - reforço no policiamento com agentes em folga -, além da retomada do Monitoramento Eletrônico.

O convênio para início da Atividade Delegada está em fase de assinatura com o Governo do Estado.