25 de dezembro de 2025
DESESTATIZAÇÃO

Privatização da Sabesp: Delegada Graciela e Guilherme Cortez são contra

Por N. Fradique | da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Reprodução
Delegada Graciela e Guilherme Cortez: deputados por Franca são contra privatização da Sabesp

Os deputados estaduais votarão nesta quarta-feira, 6, o projeto de privatização da Sabesp, proposta encaminhada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). O assunto vem sendo bastante discutido, com muitos munícipios se colocando contrários à desestatização dos serviços. A própria Alesp chegou a criar uma Frente Parlamentar contra a privatização.

Franca, que tem um dos melhores saneamentos do Brasil, conta com dois deputados na Assembleia, Guilherme Cortez (Psol) e a delegada Graciela (PL). Ambos se declararam contrário à privatização da Sabesp.

A Delegada Graciela disse, em nota, que votará contra a privatização da Sabesp, pois tem "um compromisso muito forte com Franca". "Franca é referência mundial em saneamento básico. Temos 100% de água e esgoto tratados. Estamos entre as melhores cidades do País nesse quesito. Sem contar a excelência do sistema, a Sabesp desenvolve projetos inovadores como o que, desde 2018, gera biogás a partir do tratamento do esgoto para movimentar a frota de veículos da empresa. A Sabesp tem muito pouco a avançar em Franca", afirmou a deputada.

Já Guilherme Cortez usou a Tribuna da Alesp nessa terça-feira, 5, reafirmando sua posição, dizendo se sentir orgulhoso por representar Franca no Legislativo do Estado. “A região de Franca me deu orgulho em ser um de seus representantes nessa Assembleia, e a deputada Graciela sabe que Franca tem a nona melhor rede de saneamento básico do Brasil, graças ao serviço que é oferecido pela Sabesp. Na região de Franca, a Sabesp já universalizou o saneamento. Não foi hoje não, foi 20 anos atrás, graças ao investimento de uma empresa pública. Privatizar a Sabesp é um crime contra o Estado de São Paulo, é um crime contra nossa região que tem uma excelente rede de saneamento básico”.

Apesar de estarem em lados extremos da política, Delegada Graciela e Guilherme Cortez concordam que a privatização vai contra a vontade da população. “Os interesses da população que nos elegeu estão acima dos partidos, acima da nossa relação com o governo e, por isso, eu tenho certeza, deputada, que a gente vai poder contar com seu voto também contra a privatização da Sabesp, porque o oposto seria virar as costas para a população da nossa cidade e da nossa região", afirmou Cortez.

"O não que vou proferir na votação do Projeto de Lei 1501/2023 é uma forma de me alinhar ao que pensa a maior parte da população de Franca. Sou base do governo e continuarei a ajudá-lo em projetos de interesse da sociedade", garantiu Graciela.

A deputada ainda afirma que trabalhou para que as obras do sistema de captação de água do Sapucaí fossem retomadas, em 2020, e concluídas. "Estive à frente para desatar o imbróglio jurídico. Minha ação com a Sabesp não é de agora". E diz que apresentou uma emenda ao projeto que trata da desestatização da Sabesp, que será votado nesta quarta, mas foi rejeitada.

A proposta previa que "nos imóveis localizados em municípios com índices superiores a 85% de domicílios com abastecimento e de coleta e tratamento de esgoto, como é o caso de Franca, fosse dado um desconto adicional de 30% nas contas dos consumidores".