27 de julho de 2024
POLÊMICA

Após polêmica, Câmara de Franca aprova Moção de Aplausos para a cadela Ronda

Por N. Fradique | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
A cachorra Ronda, de 10 anos: homenageada pela Câmara de Franca

Em votação dividida, a Câmara Municipal de Franca aprovou Moção de Aplausos a uma cachorra durante a sessão desta terça-feira, 5. A proposta, inédita no Legislativo francano, foi apresentada pela vereadora Lindsay Cardoso (Cidadania) e gerou muita discussão. Ao final, a votação obteve 9 votos favoráveis e 5 contra.

A homenageada foi a cachorra Ronda, da raça pastor alemão, pelos sete anos de ‘cãoterapia’ prestados à comunidade francana, com visitas a lares de idosos, creches e escolas.

Em sua justificativa, Lindsay Cardoso disse: “A Ronda faz um trabalho que ninguém faz. Os donos são veículos, quem faz o trabalho é a Ronda”, argumentou a autora da Moção.

Alguns vereadores justificaram que a homenagem poderia abrir precedentes e que a honraria nesse caso deveria ser destinada ao grupo de pessoas que realiza o serviço juntamente com a cadela Ronda. O vereador Ilton Ferreira (PL) chegou a pedir alteração na proposta sugerindo que a homenagem fosse aos proprietários e estendida à cachorra. “Posso até um dia homenagear a calopsita de minha sogra. A entidades que fazem um trabalho com outros animais como na equoterapia merecem, mas a homenagem seria para quem realiza o trabalho com esses animais”, disse o vereador.

“Não é a primeira vez que isso está em discussão no parlamento municipal. Em Juiz de Fora, uma cachorra foi homenageada dessa forma. Não tô pagando mico nenhum aqui em fazer uma homenagem a um ser que faz bem às pessoas”, defendeu Gilson Pelizaro (PT).

“Com o sim ou não, a Ronda vai continuar fazendo a parte dela, mas o sim ou não vai atingir os adestradores, que são os verdadeiros responsáveis por esse trabalho”, disse o Pastor Palamoni (PSD).

Os vereadores que votaram contra a homenagem foram: Daniel Bassi (PSDB), Donizete da Farmácia (MDB), Lurdinha Granzotte (União), Kaká (PSDB) e Ilton Ferreira (PL).

Avenida
Os vereadores também aprovaram projeto de lei substitutivo nomeando um trecho da avenida Euclides Vieira Coelho, no Jardim Aeroporto, zona Sul da cidade. Com a mudança, a via, que começa na avenida Carlos Roberto Haddad até a rotatória da avenida César Martins Pirajá, passará a se chamar Durval da Rocha Cordeiro, que foi pai do vereador Claudinei da Rocha (MDB).

A mesma avenida, que começa no Jardim Primavera, compreendendo o Aeroporto I indo até o começo de seu o prolongamento, permanecerá com o nome inalterado.

A proposta foi de autoria coletiva. “As pessoas passaram a chamar esse prolongamento de Euclides Vieira Coelho, mas era clandestino, apenas regularizamos o nome da via”, explicou Claudinei da Rocha.