24 de dezembro de 2025
SEGURANÇA

Franca está entre os municípios com os menores índices de exposição a crimes violentos

Por Giselle Hilário | da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Prefeitura Municipal
Franca subiu dois pontos no ranking do Índice de Exposição aos Crimes Violentos

Franca está entre os cinco municípios do estado de São Paulo – com 200 mil a 500 mil habitantes – que tem os menores Índices de Exposição aos Crimes Violentos (IECV). A cidade é a terceira no ranking de 2022, e mais: subiu dois pontos, já que em 2021 estava em quinto lugar. Os dados foram divulgados pelo Instituto Sou da Paz.

Wanir José da Silveira Jr., delegado Seccional de Franca, destacou o fato de a cidade estar à frente de Indaiatuba (região de Campinas), na quarta posição, já que ela é tida como de excelência, quando o assunto é segurança. Ele atribui o atual índice de Franca a um conjunto de medidas tomadas não só em relação à segurança, mas também em áreas sociais, comunitárias, de saúde e em vários outros setores da sociedade.

“As polícias Civil, Militar e Guarda Municipal, embora com defasagem de pessoal, têm trabalhado muito para tentar debelar crimes em Franca. E os que ocorrem, em geral têm resposta rápida”, afirmou Wanir José da Silveira Jr. “Todos os crimes graves foram investigados pela DIG, com a grande maioria esclarecida e os autores levados à Justiça”, emendou.

O delegado seccional ainda salientou o trabalho atuante do Ministério Público e a parceria com a comunidade, que colabora denunciando o crime. “É o conjunto de medidas e instituições que, fortalecidas, torna Franca uma cidade melhor.”

IECV
A nova edição do Índice de Exposição aos Crimes Violentos (IECV) traz análise do risco que paulistas sofreram com a violência nos municípios com pelo menos 50 mil habitantes do estado de São Paulo entre 2021 e 2022, e destaca em quais cidades encontram mais segurança.

Os dados revelam aumento da média de ocorrência dos crimes letais, contra a dignidade sexual e contra o patrimônio em grande parte do Estado. Um dos objetivos de mostrar a situação dos municípios no IECV, diz o documento, é servir para que as prefeituras coloquem em prática ações que promovam melhoria da segurança pública nesses locais, com políticas públicas específicas para dar respostas aos crimes violentos mais frequentes.

O IECV é produzido pelo Instituto Sou da Paz a partir de dados públicos oficiais de segurança pública no estado de São Paulo, que por sua vez, são selecionados de acordo com sua respectiva gravidade, ocorrência no estado e impacto na sensação de segurança de seus habitantes.

“Entendemos que todos estes crimes violentos sejam graves, reconhecemos que eles possuem padrões de ocorrência e níveis de gravidade distintos. Portanto, atribuímos diferentes pesos às dimensões de crimes contra a vida, crimes contra a dignidade sexual e crimes patrimoniais, por entendermos que os crimes violentos contra vida, ainda que menos frequentes, são os mais graves frente aos crimes contra a dignidade sexual e patrimoniais, inclusive em suas implicações penais”, aponta o documento.

Na última edição a composição do índice foi reavaliada ao considerar as transformações nas dinâmicas de crimes violentos no estado. Foi ampliada, assim, a participação dos casos de estupro, reduzindo o peso dos homicídios.

A construção do IECV considera um modelo conceitual que destaca três dimensões de crimes violentos: contra a vida (homicídio doloso/latrocínio), contra a dignidade sexual (estupro) e patrimoniais (roubo/roubo de veículo/roubo de carga). Essas dimensões foram contempladas pela gravidade, relevância e influência que têm na percepção de segurança pela população

O índice varia de 0 a 100. Quanto maior o indicador, maior a exposição aos crimes violentos; quanto menor, menor é a exposição.

No caso de Franca, analisada entre os municípios com população entre 200 mil e 500 mil habitantes, houve melhora geral. Em relação ao IECV Contra a Vida (homicídio doloso/latrocínio), a cidade saiu de 3,39 em 2021 para 2,42 em 2022. O IECV Dignidade Sexual (estupro) era de 12,17 em 2021 e foi para 10,87 em 2022. Já o IECV Patrimônio (roubo/roubo de veículo/roubo de carga) saiu de 1,86 em 2021 para 2,70 em 2022.

5 municípios com os menores IECV registrados
* com população entre 200 mil e 500 mil habitantes

2021

2022

 5 municípios com os maiores IECV registrados
* com população entre 200 mil e 500 mil habitantes

2021

2022

Fonte: Índice de Exposição aos Crimes Violentos (IECV) - 2021-2022 - Quinta edição