23 de dezembro de 2025
JUSTIÇA

Juiz francano é empossado como desembargador do Tribunal Regional Federal

Por Pedro Baccelli | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Sampi/Franca
Divulgação
Desembargador do TRF recém-empossado, Rubens Alexandre Elias Calixto

O juiz francano Rubens Alexandre Elias Calixto tomou posse como desembargador do TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região nesta segunda-feira, 27, durante sessão solene extraordinária. Também foram empossados Alessandro Diaferia, Audrey Gasparini, Cristina Nascimento de Melo, Erik Frederico Gramstrup, Fernando David Fonseca Gonçalves, João Eduardo Consolim, Renato Lopes Becho e Silvia Maria Rocha.

Os nove nomes assumem vagas provenientes de aposentadorias e da expansão do Tribunal. O evento foi conduzido pela presidente do TRF-3, a desembargadora federal Marisa Santos, com a presença do ministro do STJ (Supremo Tribunal de Justiça) Rogério Schietti Cruz.

O desembargador federal Johonsom Di Salvo reverenciou os novos integrantes. “Estamos confiantes de que (os empossados) saberão honrar a toga que vestem”.

Marisa entregou o colar e o diploma do Mérito Judiciário “Pedro Lessa” aos desembargadores empossados. A honraria leva o nome do primeiro homem afrodescendente a ser nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal, em 1907. “Receber o colar do Mérito tem uma simbologia e uma mensagem extremamente relevantes”.

Calixto tem mestrado em Direito pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Franca, e doutorado em direito pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), em 2010. É professor da FDF (Faculdade de Direito de Franca) e era juiz federal da Justiça Federal de Primeiro Grau em São Paulo. É apaixonado pelo basquete, inclusive, foi conselheiro do Sesi Franca Basquete.

O juiz foi parabenizado pela presidente do Conselho Administrativo do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, pelas redes sociais. Em foto que aparecem juntos, a empresária escreveu: “Parabéns ao meu conterrâneo Rubens Calixto pela posse como desembargador. Você merece. Bom poder estar nesse momento”.

Os novos desembargadores federais foram escolhidos em Sessão Plenária do Tribunal no dia 16 de agosto.