14 de dezembro de 2025
SEGURANÇA

Francanos 'temem' o Jd. Aeroporto, mas números mostram mais violência em outras regiões

Por Igor Araújo | da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Arquivo/GCN
Polícia Militar na zona Oeste de Franca

A cidade de Franca carrega uma sensação distorcida de insegurança, pelo menos não comprovada pelos dados oficiais.

A pesquisa Ágili, encomendada pelo Portal GCN/Rede Sampi, aponta que a maior parte dos francanos tem percepção de violência no Jardim Aeroporto. Mas as estatísticas de criminalidade da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-SP) apontam essa região da cidade como a terceira mais segura da cidade, atrás do Centro e zona Leste.

Na pesquisa, os francanos foram perguntados se existe algum bairro que lhes causa medo. A resposta foi sim, com 58,65% apontando para Jardim Aeroporto. Para eles, o tráfico de drogas (19,55%), insegurança (16,64%) e violência (14,66%) são os principais motivos para nutrirem esse sentimento pelo bairro.

Mesmo com a grande preocupação dos francanos com o Jardim Aeroporto, a SSP mostra que a região com mais criminalidade, na verdade, é a zona Oeste de Franca.

De acordo com os números, Franca como um tudo registrou 824 crimes de homicídio, tentativa de homicídio, estupro, roubos com violência, roubos de veículos e furto de veículos ao longo de 2023.

Os dados mostram que a região da zona Oeste de Franca – composta por bairros como, Estação, Vila Nova, Bairro São Joaquim, Vila São Sebastião, Jardim Pulicano, Jardim Simões, Jardim Esmeralda, Jardim Zelinda entre outros , tiveram neste ano 223 crimes registrados, entre eles, 74 casos de roubo com violência, 86 casos de furto de veículos, 20 casos de estupro, 5 tentativas de homicídio e 7 homicídios.

A região Central registrou 94 crimes, sendo considerada a região mais segura em Franca. Os números são: 2 tentativas de homicídio, 9 casos de estupro, 53 roubos com violência, 6 roubos de veículos, 77 furtos de veículos e nenhum caso de homicídio.

Na pesquisa de opinião pública feita pela Ágili mostrou que a população francana acredita que o Centro de Franca é o bairro mais agradável da cidade com 10,30% seguido do Jardim Noêmia (Zona Sul) com 4,27% e Jd. Lima (Região Central) 3,77%.

O bairro da Zona Oeste com maior aprovação dos francanos foi o bairro Vila Nova com 2,51%. Já outros bairros, como São Joaquim e Jardim Francano, ficaram com 1,01% e 1,51%, respectivamente, segundo a pesquisa.

Ainda de acordo com a SSP, a segunda região com maior criminalidade é a zona Norte, composta por bairros como Parque Vicente Leporace, Parque do Horto, Vera Cruz, Santa Terezinha, City Petrópolis, entre outros. Foram 183 crimes registrados, dentre eles, 67 roubos com violência, 48 casos de furto de veículos, 4 tentativas de homicídio, 38 casos de estupro, 23 roubos de veículos e 3 casos de homicídio.

Em seguida, vem a zona Sul em que fica o Jardim Aeroporto, com 174 crimes registrados como a terceira mais criminosa. A zona Leste como a quarta região mais perigosa.

Assim, a região central – que tem bairros como Centro, Parque dos Lima, Jardim Progresso, Jardim Veneza e Cidade Nova – ficou como a região mais segura de Franca, segundo os dados da SSP, e a região da Zona Oeste como a mais perigosa.

Confira o índice dos crimes citados em cada região com os números da SSP no ano de 2023.

Região: Zona Oeste

Região: Zona Norte

Região: Zona Sul

Região: Zona Leste

Região Central