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31 de maio de 2024

199 ANOS

80% dos francanos acreditam que Magalu contribui para a economia de Franca

Segundo pesquisa encomendada pelo GCN/Sampi, a percepção da população com a empresa é positiva.

Por Karla Rodrigues
da Redação

28/11/2023 - Tempo de leitura: 1 min

Karla Rodrigues/GCN

Loja 1 do Magazine Luiza, no Centro de Franca, durante a Black Friday de 2023

Por volta de 1957, Franca era uma pequena cidade com o setor calçadista em ascensão, responsável pelo título de Capital do Calçado, anos depois. Naquele ano, uma mulher decidiu investir todas as suas economias em uma loja de presentes, que momentos depois se tornaria uma das maiores marcas do Brasil: Magazine Luiza.

Após 66 anos da inauguração por Luiza Trajano Donato, o Magalu é visto como uma marca que contribui para Franca por aproximadamente 80% dos francanos, segundo pesquisa Ágili encomendada pelo Portal GCN/Sampi. Apenas na loja 1, são cerca de 130 funcionários, 60 deles vendedores. Em 2021, por exemplo, a receita média mensal das unidades de Franca ultrapassaram R$ 5 milhões.

Além das lojas, a empresa mantém na cidade o LuizaLabs, laboratório de tecnologia e inovação, e o Magalu Resolve, call center, responsáveis pela geração de centenas de vagas de emprego em Franca.

O valor atribuído ao Magazine Luiza não se restringe ao financeiro. A percepção da maioria dos francanos com a marca é positiva. Quando foram questionados qual palavra define o sentimento em relação à empresa, 17,04% responderam "boa empresa", enquanto 16,04% disseram "orgulho".

Este também é o sentimento da enfermeira Marisa de Fátima Moura Monteiro, 65 anos.  Consumidora há 50 anos, ver a loja nascida em Franca prestigiada nacionalmente “é bem merecido por causa de todo trabalho da Luiza. Dá orgulho”, afirma.

Já a aposentada Maria Conceição, 71 anos, diz que a loja faz parte da vida dela. “Compro aqui desde quando era solteira. São 40 anos já. Sempre foi uma loja boa e hoje está em várias cidades do Brasil. Dá orgulho de ver”.