Um portal afiliado à rede
20 de maio de 2024

199 ANOS

Rumo aos 200 anos, Franca é motivo de orgulho para 61% dos francanos

Constatação é de levantamento da Ágili Pesquisas, contratado com exclusividade pelo Portal GCN/Sampi, para traçar o sentimento dos francanos pela cidade e seu perfil.

Por Pedro Baccelli
da Redação

28/11/2023 - Tempo de leitura: 2 min
Sampi/Franca

Dirceu Garcia/GCN

Catedral, praça central e Poliesportivo: os lugares mais bonitos de Franca, segundo os francanos

Franca completa 199 anos de história nesta terça-feira, dia 28 de novembro. Próxima de chegar ao bicentenário, a cidade é motivo de orgulho para 61,65% de sua população, composta por 352.537 habitantes, como apontam dados da Ágili Pesquisas, contratada com exclusividade pelo Portal GCN/Sampi.

A pesquisa apontou também que o lazer preferido do francano é fazer churrasco em casa com os amigos; que o estilo musical predominante é o sertanejo; a dupla favorita é Rionegro & Solimões; e o lugar mais bonito da cidade é a Catedral Nossa Senhora da Conceição. Outra informação levantada é que o basquete é o esporte preferido da população. Essa é a primeira vez que uma pesquisa aponta o que todos já sabem: a paixão do francano pela bola laranja supera o amor pelo futebol.

O levantamento ouviu 550 moradores, com 16 anos ou mais, entre os dias 20 a 22 de novembro. O contato foi feito por ligação telefônica, através do banco de dados do município. O objetivo da pesquisa foi coletar opiniões sobre o sentimento de viver na cidade, quais os anseios e o que esperar do futuro.

Sentimento
O sentimento de Orgulho – presente em 61,65% da população – é predominante entre homens, com 45 a 59 anos, com até o ensino médio de escolaridade e residentes da Zona Leste da cidade.

Os entrevistados apontaram Amor como o segundo sentimento que melhor define a relação com a cidade, com 32,83% dos votos. Já Raiva foi citada por apenas 0,75% do público. Não souberam ou não responderam 4,76%.

Orgulho
Os entrevistados explicaram os motivos que os levam a sentir orgulho de Franca. Para a maior parte - 41,06% -, o fato de a ser uma "Cidade boa de se Viver - Qualidade de vida" é a explicação para o sentimento de orgulho.

Na sequência, com 15,85%, aparece o fato de ser uma "Cidade Próspera - Oportunidade e Realização Profissional". Fecha o pódio do orgulho por Franca a explicação de ser a "Cidade Natal - Orgulho de ser francano".

Também foram citados como motivos de sentir orgulho por Franca: Cidade Acolhedora; Povo Trabalhador; Cidade Segura; Clima Agradável; Políticas Públicas; Saneamento Básico; Serviços de Telefonia e Serviços Públicos de Qualidade; Referência; Cidade Organizada; Cidade Humilde; e Cidade Arrumada.

Amor
Quando perguntado quais motivos nutrem o sentimento de amor por Franca, 23,66% do público respondeu que a cidade é boa para se viver. Empatado na primeira colocação, com o mesmo percentual, aparece a justificativa de município natal dos entrevistados.

Cidade Boa de Se Viver é maioria entre as mulheres, de 16 a 24 anos, com ensino superior e moradoras da Zona Norte. Já Cidade Natal é a resposta de mulheres, entre 45 a 59 anos, com até o ensino fundamental de escolaridade e residentes na região central.

Outros fatores apontados foram Cidade Acolhedora, Cidade Tranquila, Povo Solidário, Infraestrutura, Cidade Provedora, Cidade do Meu Coração, Gratidão, Cidade Aconchegante, Sistema de Saúde Muito Bom e Cidade Antiga.