Unidade Oncológica pertencente ao Grupo Santa Casa de Franca – o Hospital do Câncer há 21 anos tem sido uma importante referência em tratamentos de diversos tipos de câncer, entre eles o câncer de próstata, que recebe uma campanha específica nesse mês do NOVEMBRO AZUL, com foco no incentivo à prevenção e apoio durante o tratamento.
Na cidade de Franca, o Hospital do Câncer proporciona uma frequência grande de consultas multidisciplinares, de realização de exames diagnósticos, de cirurgias para o câncer, sessões de radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia, entre outros. Isso traz um impacto global relevante na sobrevida dos pacientes por conta de uma estratégia de acompanhamento mais adequada. O nível de capacitação que os tratamentos oncológicos exigem só é encontrado em centros oncológicos dedicados. Após diversas ampliações, o Hospital do Câncer conta hoje com uma infraestrutura moderna e bem equipada, impactando positivamente a vida de toda a sociedade local e evitando que as famílias precisem se deslocar para outros centros quando o câncer é detectado.
Tony Graciano, presidente voluntário do Grupo Santa Casa de Franca, falou: “Neste mês - ‘Novembro Azul’ - nossas equipes internas se dedicaram a difundir informações sobre o câncer de próstata aos nossos colaboradores, não somente aos homens – que são os grandes interessados no assunto – mas também às mulheres, para que sejam propagadoras dessas informações aos seus familiares. E seguindo esta temática, temos o prazer de disponibilizar à população informações de grande relevância trazidas pelo nosso profissional, o Dr. Arthur Bisinotto, médico urologista do corpo clínico do Grupo Santa Casa, ao qual agradecemos pela disponibilidade em transmitir tais conhecimentos.”
CÂNCER DE PRÓSTATA: Informações gerais, prevenção e tratamento
por Dr. Arthur Eugênio Carvalho Bisinotto
. Próstata: o que é e qual sua função.
. Estatística de incidência do câncer de próstata.
. Faixa etária.
. O que faz as células tumorais crescerem?
. Há como identificar os tumores que crescem muito devagar e não apresentam risco?
. Sintomas do câncer de próstata.
. Utilidade/importância do toque retal.
. Quando o homem deve iniciar a avaliação para detecção do câncer de próstata?
. Além de todos os exames para detecção é importante manter hábitos de vida que colaborem para a prevenção da doença.
. Qual a importância para a população de Franca e mais 20 municípios da região em poderem contar com uma unidade oncológica como o Hospital do Câncer de Franca?
___________
Serviço
Médico Urologista do Grupo Santa Casa de Franca, Graduado em Medicina pela Universidade de Uberaba/UNIUBE; Residência Médica em Cirurgia Geral na Santa Casa de Misericórdia de Franca e em Urologia no Instituto de Urologia e Nefrologia de São José do Rio Preto; Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia
A próstata é uma Glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino – e sua função é produzir o líquido seminal que auxilia a nutrição e a qualidade do espermatozoide.
Câncer de próstata é o segundo câncer mais comum do homem, ficando atrás apenas do câncer de pele. Em 2023 a estimativa é que tenha mais de 71 mil novos casos.
O câncer de próstata é mais incidente a partir dos 50 anos de vida.
A próstata é uma glândula; e como toda glândula, ela pode receber estímulos de hormônios; no homem o hormônio mais importante nesse estímulo é a testosterona.
Sim. Através de uma boa anamnese juntamente com o PSA e o exame de toque conseguimos ter uma chance em torno de 95% de identificar tumores iniciais.
Câncer de próstata é uma doença silenciosa. Quando chega ao ponto de apresentar sintomas é sinal de doença já em estágio avançado. Os principais sintomas nesse estágio são: dores ósseas, urina com sangue e dificuldade para iniciar a urinar juntamente com jato fraco.
O toque retal é a complementação do exame físico no rastreio ao câncer de próstata. Esse procedimento juntamente com o exame de PSA, somados a uma boa anamnese aumentam a chance do diagnóstico em 95%. E o toque retal é um exame rápido e de grande importância, que não deve gerar nenhum receio aos homens, pois trata-se da preservação de um bem maior, que é a vida.
Homens com 50 anos ou mais já devem iniciar seu rastreio. Quando se tem um familiar de primeiro grau com histórico de câncer de próstata ou da etnia negra, essa idade antecede 5 anos, sendo indicado o rastreio para esse grupo a partir dos 45 anos.
O estilo de vida saudável é a principal forma de prevenção não só do câncer de próstata, mas sim da grande maioria dos cânceres e doenças. Então, uma alimentação saudável, exercícios físicos regulares, o não tabagismo, a diminuição de consumo de bebida alcoólica são todas formas de prevenção nas quais temos ação direta.
O Hospital do Câncer de Franca atualmente é um centro oncológico onde temos recursos semelhantes a grandes centros juntamente com um acolhimento humanizado e individualizado. Um ponto importante a se destacar é a proximidade de profissionais junto com a coordenação, onde se consegue cada vez mais oferecer a população um tratamento de qualidade e de ponta, já sendo um centro oncológico de referência não só em Franca, mas nos 21 municípios vizinhos atendidos pelo Grupo Santa Casa de Franca, do qual o hospital faz parte.
Hospital do Câncer de Franca
Av. Pres. Vargas, 2953, Jd. Petráglia - Franca/SP | Segunda a sexta-feira das 7h às 22h30
Telefone: (16) 3712-3063 / 3065 / 3067 | www.santacasadefranca.com.br