26 de dezembro de 2025
ESPORTE

Pistas de skate de Franca estão abandonadas, apontam usuários; 'descaso'

Por Karla Rodrigues | da Redação
| Tempo de leitura: 5 min
Reprodução
'Mini ramp' do Vale, na rua Homero Pacheco Alves, no dia 20 de novembro

Praticantes do esporte radical sofrem com a situação de pistas de skate em diferentes pontos da cidade. Os problemas vão desde lixo espalhados pelo local à falta de estrutura, como alambrados com farpas, buracos e pista sem escoamento de água.

A situação é frequente nas pistas do Bueno, Leporace, Cristo Redentor e do Vale. Confira a situação de cada uma delas no levantamento do Portal GCN/Sampi.

Pista do Bueno - Jardim Bueno
Um dos locais mais tradicionais de quem pratica esportes radicais em Franca, a pista do Bueno vem sofrendo diferentes queixas em relação a estrutura e limpeza. Apesar da prefeitura fazer a limpeza, quem utiliza o local sente a falta da manutenção com mais frequência. “Até o dia que eles vem, a grama está muito alta e tem muito lixo por todo o lado”, diz o skatista Eduardo Abrahão de Castro, 34 anos.

Outro problema enfrentado pelos frequentadores é em relação à estrutura. “Quem cuida, são os skatistas locais. A gente tenta reformar, tapar buracos, pintar, tudo isso com o dinheiro do nosso bolso. A gente conserta do jeito que pode. A pista do Bueno está pintada, mas se examinar de perto, você vê o tanto de problema sério que tem lá”, diz Castro.

O alambrado, para proteger da altura de quase quatro metros, foi instalado recentemente pela Feac (Fundação Esporte, Arte e Cultura de Franca) para substituir o antigo que estava prejudicado. Porém, o material instalado tem muitas pontas perfurantes e, em alguns pontos, estão enferrujados. “As pessoas cortam a mão, está todo afiado, parece mais um arame farpado do que um alambrado para proteção”.

Muitas crianças recebem aula de skate na pista do Bueno, além de ter um espaço amplo com variedade de obstáculos e terrenos  para o público de skate, patins e BMX, modalidade de ciclismo. Por isso, Cintra lamenta a precariedade do Bueno nos últimos anos e de outras pistas tradicionais em situações degradantes em Franca.

Pista do Leporace - Jardim Leporace
Dener Cintra, 27 anos, frequenta a pista do Bueno e a antiga pista do Leporace para praticar BMX, mas gosta mais do Leporace devido a questão afetiva. “Gosto mais de lá por eu ter aprendido a andar”. Para ele, o local está abandonado pela prefeitura. “Muito esburacada para [praticar] demais esportes. Eu e a galera do BMX andamos lá há mais de 10 anos da forma que está”, explica.

Com o descaso, ele e outros frequentadores tentam melhorar o espaço para poder treinar. O Brendow Leite, 28 anos, também praticante de BMX, é um deles. “A gente acaba pintando, colocando corrimão, varrendo”, afirma. Além disso, sempre que vão utilizar a pista precisam fazer a limpeza. “A gente trabalha, chega no fim de semana para ter lazer, fazer o esporte e tem que trabalhar mais”.

De acordo com ele, esse tempo na limpeza poderia ser utilizado para treinar ou, até mesmo, melhorar ainda mais o local. “A gente precisa dar dois passos para trás para deixar o espaço pelo menos habitável”. Quando chove, a situação fica ainda mais complicada. “Lá não tem escoamento da chuva legal, então junta muita poça e muita terra. Em dezembro, geralmente, a gente não luta muito com clima porque não tem como ganhar”, relata.

Cintra enfatiza a importância dos órgãos responsáveis revitalizarem o local ao invés de construir outras pistas na cidade. “Fazer várias pistas bem inferiores às que já existem é triste, e elas ficam abandonadas também”. O ciclista espera que os locais sejam reformados para elevar o nível dos atletas. “Não usarem a verba liberada para reformar as principais pistas da cidade é um desperdício”, opina.

Já Brendow sugere que essa revitalização seja feita em parceria com quem pratica o esporte para deixar o local adequado à prática dos esportes. “A galera que faz a pista não parece que é a galera que anda. Então seria importante ter esse apoio”.

Pista Cristo Redentor - Jardim Redentor
No Jardim Redentor, o transtorno se repete. Apaixonado por skate desde pequeno, Robinson Rodrigues Ribeiro, 36 anos, lamenta a falta de cuidado com as pistas na cidade. Atualmente ele frequenta a pista do Redentor devido às constantes irregularidades no chão da pista do Jardim Bueno.

Pai de duas atletas, ele relata que, apesar de passar por reforma, no local falta iluminação e o chão tem várias trincas e rachaduras. “Eu espero que seja resolvido, para que seja mais bem aproveitado o espaço, porque chega a ser um descaso e dificulta não só o treino das minhas filhas, mas também o de vários outros atletas que temos em nossa cidade”, desabafa.

Para ele, as pistas são um espaço para o convívio social dos jovens, mas tem causado insatisfação entre os praticantes de skate e a comunidade em geral. “O ideal seria que houvesse uma reforma por empresas que realmente trabalham com esse tipo de reforma. Pedimos ajuda aos governantes da cidade várias vezes, mas nada foi resolvido”.

Além disso, alerta para o perigo. “A pista foi mal projetada. Os obstáculos estão próximos e é perigoso. A gente meio que se adapta, só que não é algo de qualidade”

Mini ramp do Vale 
Na Mini Ramp do Vale, o problema piora devido aos usuários de drogas e a falta de iluminação nos postes da praça. “Eles colocam lixo, fazem as necessidades também. Eu já cheguei a limpar [fezes] no meio da pista”, diz  o skatista Sidnei Soares da Silva, 46 anos.

Ele lembra de uma ação que garantiu resultado por bastante tempo na pista do Bueno. “Eles colocaram umas plaquinhas, e ficou muito tempo limpo”. Porém, agora que as placas estão estragadas, “a galera começou a sujar de novo”. Sidnei, mais conhecido como Sidy Blunt, acredita que a solução é dar mais atenção aos locais.

Prefeitura de Franca
Ao ser procurada, a Prefeitura de Franca, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, informou que efetuou a limpeza da praça da Pista de Skate Pública - Bueno, no Jardim Paulista, nesta quarta-feira, 22, e programou a limpeza da Mini Ramp do Vale, na rua Homero Pacheco Alves, para a semana seguinte.

Segundo o órgão, a limpeza nas pistas é periódica. As denúncias de descarte irregular de materiais e lixo devem ser direcionadas à Guarda Civil Municipal pelos telefones 153 e 3724-1033.

Além disso, a secretaria diz que contratou o serviço de polimento do concreto das pistas de skate, previsto para o primeiro trimestre do próximo ano. Em relação ao alambrado da pista de Skate do Bueno, será enviada uma equipe até o local para executar os reparos necessários.