Capital do basquete do Brasil e, em 2023, do mundo, Franca deve ganhar em 2024 um memorial contando a história da cidade com o esporte da bola laranja. A informação foi obtida com exclusividade nesta quarta-feira, 22, pelo Portal GCN/Rede Sampi.
A diretoria do Franca Basquete enviou uma proposta para a Prefeitura de Franca, através da Feac (Fundação de Esporte, Arte e Cultura), para a construção do memorial. O projeto, segundo a administração, está em fase de elaboração, incluindo o levantamento de investimentos.
O presidente do clube, Luís Prior, informou que o espaço “provavelmente” será no ginásio “Pedro Morilla Fuentes”, o “Pedrocão”. A inspiração para o projeto é o Museu do Futebol, situado no Estádio do Pacaembu, na capital paulista.
"Terá a exposição de troféus, mas estamos planejando ter a oportunidade de assistir a vídeos, narrações, histórias e exposição de camisetas. Enfim, tudo aquilo da história do Franca Basquete", conta o gestor.
Enquanto isso, as conquistas do clube foram retiradas da sala de troféus do Pedrocão. Juntaram-se à coleção os troféus que estavam no Clube dos Bagres. "Estão bem guardados na sede do clube. Só não pode fazer visitação, porque eles não estão expostos para isso".
Caso o memorial se concretize, abrigará marcos de títulos inéditos, como as edições 2021/2022 e 2022/2023 do NBB (Novo Basquete Brasil), a BCLA (Basketball Champions League Americas) e, claro, o maior título da história do clube: a Copa Intercontinental, o “Mundial de Clubes”, conquistado em setembro último, em Singapura.
O Franca Basquete ostenta ao longo de sua história 15 títulos paulistas; duas copas Super 8; 13 campeonatos brasileiros (sendo dois NBBs); 6 sulamericanos; quatro pan-americanos; uma Super Copa de Basquete e um Mundial Inter Clubes.
O memorial não é o único marco desejado para simbolizar a história do basquetebol francano. A Feac lançou no dia 14 de novembro um concurso para escolher o projeto que dará vida ao novo monumento em homenagem ao mundial de basquete.
"Quem sabe todos poderão ter mais esse ponto de encontro com a história do Franca Basquete, e que ajude bastante na questão do turismo aqui para a nossa cidade", finaliza.