Um áudio informando que um grupo de sequestradores estaria "roubando" crianças em Franca, no bairro Pacaembu, começou a circular por grupos de WhatsApp da cidade no início desta semana. Logo ganhou as rodas de conversa, preocupando muitos e causando descrédito em outros. Mas tudo não passa de mentira, garante a polícia. É fake news.
Nesta quarta-feira, 22, outro áudio mentiroso ganhou as redes sociais. Nele, uma pessoa diz que um carro estaria passando nas ruas do Jardim Palma, roubando mulheres e crianças. Afirma ainda que uma mulher teria sofrido uma tentativa de assalto em frente a um hospital.
A Polícia Militar informou na manhã desta quarta-feira que não foi registrado nenhuma ocorrência referente a sequestro de crianças nos últimos dias.
Já o responsável pelas investigações da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Franca, Marcos Euclides, diz que os áudios são falsos, uma vez que nada foi registrado referente a roubo, sequestro ou ameaças a mulheres e crianças.
“Nós tomamos conhecimento desses áudios, mas até o momento nada foi registrado e não temos nada. O delegado Márcio Murari já tem ciência desses áudios e estamos investigando quem possa ter criado. Muitas vezes, essas notícias vêm de outras cidades e as pessoas acabam confundindo, mas é importante dizer que nada foi registrado e não temos conhecimento de nenhum caso de roubo envolvendo crianças. É importante dizer que se alguém vir algo suspeito, ligar no 190 ou comparecer na CPJ de Franca para denunciar”, afirmou Marcos Euclides, chefe dos investigadores da DIG de Franca.
A Polícia Civil ainda informa que divulgar notícias falsas é crime e que o departamento de crimes cibernéticos já está investigando para saber a procedência desses áudios.