A Câmara Municipal de Franca realiza nesta terça-feira, 21, cerimônia solene em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Serão homenageados 20 representantes engajados na causa racial, que contribuíram para comunidade negra em 2023.
De acordo com a presidente Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Franca (Comdecon), Rose Morais, homenagear esses representantes é uma forma de reconhecer e valorizar a contribuição de indivíduos negros para a sociedade.
“Personalidades negras são exemplos de pessoas que lutaram contra a discriminação racial e contribuíram para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirma a presidente. Para ela, as histórias dessas pessoas ensinam como a cultura e o respeito podem reduzir a desigualdade racial e tornar a sociedade mais justa.
O evento aberto ao público começa às 19h, na Câmara Municipal, localizada na rua da Câmara, nº 1, Parque das Águas.
A cerimônia faz parte da programação planejada pelo Comdecon para o mês da Consciência Negra. As atividades para celebração continuam no próximo sábado, 25, com o lançamento do livro “Línguas estranhas: Para enterrar os mortos”, às 18h, no Instituto Práxis de Educação e Cultura (IPRA), na rua Diogo Feijó, 1.956, Estação.
Além disso, acontecem no sábado diferentes oficinas com temas relacionados à cultura negra, como culinária africana, turbantes e de samba na Escola Estadual "Helena Cury de Tacca", no Jardim Tropical, das 8h às 12h, e o XXXI Encontro de Capoeira, na Escola "Anor Ravagnani", às 13h.