Manobras radicais e apresentações em todo o Estado fazem parte da rotina de Beatriz Souza do Carmo, 25 anos, há alguns anos. Moradora de Patrocínio Paulista, cidade a 15 quilômetros de Franca, Bia, como é conhecida, disputa campeonatos há pouco mais de dois anos e vem colecionando títulos.
Mas tudo tem seu preço e sacrifício. A jovem competidora divide seu tempo entre treinos, viagens para campeonatos, o marido e sua filha de 8 anos. Para seguir competindo, Bia promove ações para arrecadar recursos, incluindo a promoção de rifas e a venda de sacolés, também conhecidos como geladinhos.
Bia é natural de São Paulo, mas mora em Patrocínio Paulista há mais de 10 anos. Ela treina em pistas públicas na própria cidade, em Franca -na pista do Jardim Bueno- e em Ribeirão Preto.
A skatista já foi campeã inúmeras vezes, em competições em Pitangueiras, Viradouro, Ribeirão Preto, Pedregulho, Itapetininga, Passos-MG, Santo André e Franca. Atualmente, ela está disputando o Circuito Paulista, cuja final será em São Paulo. “Faz uns dois anos que venho disputando campeonatos. Participo da maioria dos campeonatos regionais e já fui campeã. Não tenho ajuda do poder público, mesmo representando minha cidade em vários lugares. Nunca me ajudaram nem com um real, nada. Eles falam que não tem verba”, disse a especialista na modalidade street, em 45 segundos, e manobras como switch, nolie e flip.
Enumerando algumas conquistas, Bia diz que conta com o apoio de uma empresa de Ribeirão Preto, mas não há dinheiro envolvido. “Tenho um patrocínio de Ribeirão Preto que me ajuda com peças de skate, roupas, mas financeiramente não há nada. Faço geladinhos para conseguir o dinheiro do combustível para viajar e ajudar nas passagens do ônibus.”
A skatista relata que treina em várias pistas, além da existente em Patrocínio Paulista. “A pista de Patrocínio Paulista é precária; normalmente treino em Franca ou em Ribeirão Preto. A gente sempre tem que se deslocar, tem gastos, tenho uma filha pequena, por isso a gente vende sacolés.”
Com a alegria no rosto e o jeito “maneiro”, características dos skatistas, Bia destaca que é a primeira no ranking na categoria feminina amadora e que o próximo passo é o Campeonato Brasileiro. As conquistas recentes da atleta são: duas vezes campeã do Regional de Ribeirão Preto, campeã da Etapa Paulista, disputada no Sesi em São Paulo; terceiro lugar no PAM-Amador em 2023."
Outro lado
Sobre os apontamentos feitos pela atleta, contatada pela reportagem do portal GCN/Sampi Franca, a Secretaria de Esportes de Patrocínio Paulista informou: “Beatriz é uma atleta de nível profissional, querida por muitos da cidade, mas a atleta nunca nos procurou oficialmente para solicitar apoio".