Barracão com detalhes em madeira, em alusão ao ambiente de fazenda, onde são vendidos frutas com cores vibrantes e sucos naturais. A 500 metros de distância, prédio predominantemente azul, com grandes prateleiras exibindo o estoque acima do balcão, oferecendo uma ampla gama de produtos, desde brinquedos a artigos para casa, roupas e tecnologia, incluindo marcas nacionais e internacionais.
Duas propostas completamente diferentes dos tradicionais supermercados presentes em Franca. OBA Hortifruti Farm e Sam's Club aos poucos ganham espaço e caem no gosto dos consumidores, alguns deles, com opiniões já formadas.
OBA
No último domingo, dia 19 de novembro, completou 1 mês de funcionamento do OBA em Franca. Já na semana de inauguração, o funcionário público Luiz Fernando Oliveira, de 33 anos, visitou a loja e notou diferenças. "Estava muito cheio. A primeira impressão que tive foi produtos de qualidade, mas com um preço mais salgado, mais caro".
Para Ademir Aparecido Teixeira, de 47 anos, a qualidade dos produtos justifica os preços. "Nos mercados convencionais as frutas, verduras não estão fresquinhas e tem a questão de comodidade também, de vir tudo pronto".
O francano comprou melancia e outras frutas sem estar minimamente processadas. De acordo com ele, o preço desses produtos pesa um pouco no bolso. "Não podemos nos dar esse luxo", brincou.
O local se destaca pela chegada diária de frutas, legumes e verduras, além de oferecer uma variedade que inclui mercearia, carnes nobres, peixaria, adega, produtos importados, queijos e frios, uma linha exclusiva de produtos de marca própria e muito mais. Com uma atmosfera acolhedora inspirada em fazendas, o ambiente conta ainda com personagens animados que interagem através de fala, música e dança.
Proprietária de rotisseria, Ana Virgínia Ubiali Jacinto, de 66 anos, teve a oportunidade de conhecer lojas do OBA em outras cidades. "Era algo que Franca precisava. Algo diferente e com qualidade (...) você não precisa pensar duas vezes, nem escolher, só pegar e leva. Você vai comprar uma uva, mas sabe que ela não vai estar azeda, entendeu?!", exemplificou.
Ana indica a marca para outras pessoas, inclusive, que buscam variedade. "Você vai comprar os mimos que te interessam, que você tem vontade e tem a oportunidade de conhecer coisas novas também”.
Sam's
As cores lembram o antigo "dono" do prédio. Com estilo de loja de departamento americana, semelhantes as que aparecem em séries e filmes, o Sam's Club chama atenção pela grandiosidade, seja pela variedade de produtos - principalmente, internacionais - ou pelos tamanhos de suas embalagens.
"É meio difícil ter comparação com outros (supermercados), porque acho que ele oferece outras coisas que geralmente a gente não encontra. Também tem a questão das embalagens maiores que você acaba economizando", pontua Luiz Fernando.
Para dimensionar o tamanho das embalagens, tem pacotes de papel higiênico com até 40 rolos sendo vendido na loja. O mesmo se aplica a produtos de limpeza e enxaguante bucal, por exemplo.
O francano compra desde pacotes de batata frita até galões de suco de laranja e marshmallow para os filhos. E não é o único da família que vê com bons a loja. "Minha mãe está doidinha naquela churrasqueira que eles vendem lá, que eu vejo muito em filmes e série dos Estados Unidos".
Produtos importados. Possibilidade que também chama a atenção da vendedora de cestas de café da manhã Cláudia Araújo Batista, de 50 anos. "O Sam's vale a pena conhecer os produtos de outros países".
"Voltarei mais vezes e indico. É sempre bom termos outras opções de mercados, preços e produtos diferenciados", completou.