15 de dezembro de 2025
LAZER

Fazendas com restaurantes e áreas da natureza atraem em Franca e região

Por Igor Araújo | da Redação
| Tempo de leitura: 6 min
Divulgação
Fazendas Santa Cecília, Jaborandi, Scamboo Rural e Barra Grande

Frente à agitação cotidiana, as famílias de Franca e região encontram nas fazendas um refúgio para descontrair, desfrutar de boa comida e recarregar as energias em meio à natureza.

Algumas fazendas com restaurante que serve almoço aos finais de semana têm sido a opção de moradores da região de Franca, com comida caipira, ambientes com natureza, espaço para crianças, passeios e várias opções.

Entramos em contato com algumas dessas fazendas e pessoas que gostam de frequentar os locais para contar como é o ambiente.

Fazenda Santa Cecília
Na fazenda Santa Cecília, localizada na área rural da cidade de Patrocínio Paulista, Estrada Patrocínio Paulista/Esmeril, bairro rural Campo Alegre, é servido almoço nos finais de semana. O local também conta com uma reserva de Mata Atlântica particular que pode ser visitada pelas pessoas que frequentam a fazenda, além de vários outros passeios e área para crianças.

Além da comida caipira tradicional de qualidade, da vivência rural com horta, pomar e animais típicos da fazenda e dos passeios de barco e de carreta, a Fazenda Santa Cecília conta com uma reserva de Mata Atlântica particular bem preservada. É a maior do gênero no Nordeste do Estado.

"O acesso à reserva é facilitado por guias especializados, e ao longo da trilha são passadas informações sobre a importância da conservação ambiental", conta a assistente da fazenda, Marcela Evelyn de Souza.

A fazenda Santa Cecília foi resgatada em 2020 e continuada por Cristiane Lopes Kaulich, atual proprietária, neta dos fundadores, educadora socioambiental e fundadora do IPC (Instituto Plante Consciência de Educação Ambiental e Sustentabilidade). A fazenda conta também conta com uma bióloga, Lígia Ferracini de Pina.

Eurípedes Roberto frequentemente leva sua família, composta pela esposa, três filhos e uma nora, à Fazenda Santa Cecília. Ele ressalta: "A gente gosta de ir pra descansar a cabeça, comer uma comida boa e curtir o lugar, que é muito bonito e agradável".

Fazenda Jaborandi
A fazenda Jaborandi fica no município de Cristais Paulista, na rodovia Manuel Carrijo, km 2 no sentido Claraval. Pertence à família do Val desde 1850 e tem suas raízes no cultivo de café. Comemorando 20 anos de restaurante, oferece uma experiência descontraída e variada.

A fazenda Jaborandi tem como carro-chefe e prato principal para atrair os clientes o famoso torresmo, premiado no festival gastronômico Franca Fest bar, eleito o melhor torresmo da cidade. Os donos do local garantem que os clientes que visitam o local sempre voltam pela qualidade da comida, a beleza do lugar e o ótimo atendimento.

"Para nós, é importante ir além da refeição; nos preocupamos em oferecer aos nossos clientes uma experiência agradável, além da comida de primeira, deliciosa e servida em meio à natureza, garantindo que, se os clientes vierem uma vez, voltarão sempre", afirma a proprietária, Cláudia Regina Elias do Val.

Scamboo Rural
A Fazenda Scamboo Rural está localizada na Rodovia Tancredo Neves km 4 (Franca a Claraval) antigo "Kioskão". Os proprietários, Rone e Gislene, contam: "Preparamos e servimos receitas da autêntica comida caipira do interior. É comida caseira caipira com muito sabor, aromas e lembranças da roça". O Scamboo Rural surgiu depois da pandemia. Os donos ja possuíam o Scambo Petiscaria, localizado na Zona Sul de Franca.

"Desde sempre nós quisemos colocar o  nome Scambo, e aí o Scambo Rural surgiu por causa da comida, do ambiente, que aqui parece uma roça, é gostoso, o ambiente é árvore, terra", afirma Gislene. O carro-chefe da fazenda é a culinária mineira. O espaço também conta com área para crianças, almoço a vontade e áreas de natureza.

"Nosso cardápio representa a culinária mineira, servimos a famosa carne de lata e o nosso prato principal é o clássico da culinária mineira, frango caipira com quiabo. O nosso público é composto por pessoas que buscam um ambiente familiar e aconchegante. Um dos diferenciais da casa é o tempero, típico da culinária mineira, além da produção autoral dos produtos e as opções da cozinha raiz de Minas", diz Rone.

Escambo significa troca. Os proprietários lembram que quando moravam em Goiás, sofriam muito na pobreza e sempre trabalhavam para os fazendeiros da região por troca de arroz, óleo e gordura, então surgiu o nome.

Fazenda Barra Grande
Na Fazenda Barra Grande, localizada na Estrada Itirapuã a São Tomás de Aquino km 8, zona rural de Itirapuã, o grande diferencial para os amantes de bebidas é a boa cachaça artesanal feita pela casa, além de uma repleta opção de drinks e pratos típicos da região. E a visitação guiada pelo engenho mais antigo do Estado de São Paulo.

O local conta com uma área de natureza bem extensa e vários passeios que podem ser feitos durante a visitação aos finais de semana. O local atrai pessoas que saem de Franca até Itirapuã para conhecer a fazenda Barra Grande.

Os donos destacam: "O atrativo para as pessoas voltarem é a visitação guiada pelo engenho mais antigo do Estado de São Paulo. Por ser um local grande e arejado, as pessoas podem se reunir para aniversários, experiências gastronômicas e, por exemplo, ver fazer o fubá". O prato principal inclui carne de lata, frango caipira, drinks com cachaças, sucos, porções e pratos com produtos produzidos no local.

As fazendas possuem diferentes valores e horários, então preparamos algumas informações para quem quiser visitar os locais citados.

Fazenda Santa Cecília


Scamboo Rural

Fazenda Jaborandi

Fazenda Barra Grande