O tema "lugares públicos abandonados em Franca" foi bastante discutido na sessão da Câmara Municipal na manhã desta terça-feira, 14. Para um desses espaços que vinham sendo ocupados por moradores de rua, a Prefeitura anunciou em agosto deste ano a construção de um Centro Cultural.
Mas o local chama muito a atenção: o Centro Cultural seria instalado debaixo do viaduto Dona Quita, localizado na avenida Ismael Alonso y Alonso, no Centro da cidade. Inclusive, a Prefeitura já fechou o local com placas de zinco. Mas ficou nisso. Três meses depois, mais nada foi feito.
O vereador Gilson Pelizaro (PT) ironizou o Poder Executivo sobre a iniciativa. “A cultura na cidade de Franca nunca foi privilegiada e o município vem com uma proposta de colocar a cultura debaixo da ponte. Essa é a simbologia, colocar a cultura debaixo da ponte. Isso não existe”.
O vereador também voltou a defender a separação da cultura do esporte, que faz parte de uma mesma pasta, de responsabilidade da Feac (Fundação Esporte, Arte e Cultura). “Que tipo de Centro Cultural vai caber debaixo da ponte. Eu sempre defendi que deveria separar a cultura do esporte. Sempre coloca na Feac alguém muito vinculado ao esporte e pouquíssimo vinculado à cultura. Aí, leva a cultura para debaixo da ponte”.
Ao protocolar requerimento para obter informações sobre o projeto da Prefeitura, o vereador completou: “Isso vai colocar Franca numa situação de chacota, vexatória”.