O prefeito de Franca, Alexandre Ferreira (MDB) realizou em seu gabinete na última sexta-feira, 10, uma reunião com representantes da CPFL, entre eles, o presidente da companhia, Roberto Sartori. O intuito era discutir um plano de contingência e ações no sistema elétrico para se precaver em futuros temporais, como o que ocorreu em São Paulo em novembro.
Na reunião, Sartori apresentou medidas preventivas que propõem melhorar o abastecimento de energia na cidade de Franca.
Além disso, foi discutido também a criação de um Comitê de Crise, com Defesa Civil, CPFL, Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca), Prefeitura e bombeiros, para atuar em situações extraordinárias.
A fiscalização da CPFL, no entanto, não é feita pela Prefeitura, e sim por um órgão da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
“Conversamos sobre como esses agentes podem se unir para que a gente possa ter uma segurança de que, se acontecer alguma coisa como aconteceu em São Paulo, a gente tenha a condição de reagir rapidamente e devolver a energia elétrica o mais rápido possível para que a nossa cidade não sofra, inclusive com um plano de contingência em relação a hospitais, unidades de saúde e escolas”, conta o prefeito.