26 de dezembro de 2024
REPERCUSSÃO

Câmara de Franca aprova Moção de Repúdio contra ex-jogador de basquete Oscar

Por N. Fradique | da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação
Vereadores durante sessão que aprovou Moção de Repúdio ao ex-jogador Oscar

A Câmara Municipal de Franca aprovou Moção de Repúdio contra os comentários do ex-jogador Oscar Schmidt, 65, que debochou da cidade e desrespeitou o Franca Basquetebol Clube na última quinta-feira, 2.

A proposta, de autoria coletiva, foi aprovada na sessão desta terça-feira, 7, por unanimidade, com aplausos de pé de todos os vereadores de Franca. Vários vereadores destacaram nomes e os serviços que a modalidade presta à cidade ao longo de mais de seis décadas de existência do clube.

Marcelo Tidy (União) lembrou que o ex-treinador Hélio Rubens Garcia merece estar no Hall da Fama (Estados Unidos), como Oscar também foi homenageado no passado. “Hélio Rubens é um exemplo de homem do esporte que sempre defendeu o basquetebol. Eu até fiz um ofício encaminhando aos órgãos competentes, FIBA, NBB, para que façamos uma campanha para incluir o nome de Hélio Rubens no Hall da Fama. Esse sim merece, porque é um dos maiores expoentes do basquetebol brasileiro”, disse Tidy.

Daniel Bassi (PSDB) destacou que Franca é referência dentro e fora de quadra. “Sem fazer referência ao nome desse rapaz que foi infeliz, mas sim fazer referência ao que nós temos de bom que é o Helinho Garcia e o pai dele, Hélio Rubens Garcia, que são referências na modalidade no Brasil, no mundo e para a população”, disse.

Gilson Pelizaro (PT) lamentou as palavras de Oscar e aproveitou para citar os apresentadores do programa em que o ex-jogador participava no momento que ofendeu Franca. “O podcast tenta pegar, geralmente, das personalidades, curiosidades, e no caso do Oscar, tentaram uma curiosidade dele com Franca, mas ele foi extremamente infeliz, não pode tratar a cidade daquela maneira, e muito menos os dois apresentadores. O Carioca e o Bola debocharem da maneira. Eles têm mania de fazer humor negro. Não é assim que se trata uma cidade, que muitos que moram nela acompanham o trabalho dos dois. Quero reforçar o repúdio à maneira que os dois profissionais se referiram, não só a cidade de Franca, mas debochando do que Oscar dizia. O gigante se apequenou”, disse Pelizaro.

Zezinho Cabeleireiro (PP) que é do Estado de Minas Gerais, disse que ficou muito revoltado com as ofensas do ex-jogador a Franca. “Franca é acolhedora, uma cidade mãe, uma regional que atende 22 cidades e tem que ser tratada com respeito”.

Della Motta (Podemos) lembrou que a cidade se manifestou imediatamente, com as autoridades e lideranças respondendo ao ex-jogador firmemente. “Parabéns às autoridades, às instituições, à sociedade civil que se manifestaram, mostraram sua indignação. Engraçado é que praticamente todas as pessoas que ficaram indignadas não são francanas. Mas nós vamos proteger da melhor maneira possível a nossa cidade. Acho que ele (Oscar) vai repensar para falar coisas pejorativas a quem quer que seja”.

Pastor Palamoni (PSD) preferiu responder às ofensas do ex-jogador declamando o Hino da Franca. “Salve Franca, cidade querida...”.

Carlinho Petrópolis (PL), presidente da Casa de Leis, também lembrou que não é de Franca. “Todos sabem do acolhimento que Franca me deu desde os 15 anos de idade. Uma cidade como todos já disseram, capital do calçado, do basquete, um dos melhores saneamentos do país, na segurança. Oscar que foi ídolo do nosso basquete foi infeliz, porque sabia do que estava falando. As desculpas são bem-vindas, mas depois que as palavras são faladas, é difícil a gente esquecer”.

O fato
Os xingamentos a Franca e o desrespeito ao Franca Basquetebol, recém-campeão do Mundial de Clubes, ocorreu quando Oscar participava de um programa no Youtube Ticaraticacast, dos apresentadores Bola e Carioca. Oscar estava acompanhado do também ex-jogador Marcel, que ainda desmereceu o título de Franca, recentemente campeão do Mundial Interclubes.

Na oportunidade, o ex-atleta disse: "Eu vou pra Franca? Puta lugar de merda...".