Na última sexta-feira, 3, o deputado estadual Guilherme Cortez (Psol) enviou ofício à Prefeitura de Franca para tentar viabilizar o passe gratuito no transporte público para os estudantes que irão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na cidade. No entanto, o pedido foi feito no meio do feriado prolongado, quando as repartições municipais estavam fechadas, e até o momento, não houve uma resposta. As provas já acontecem neste domingo, 5.
Segundo a assessoria do deputado, a medida visa a facilitar o acesso dos estudantes aos locais de prova do Enem, que acontece neste e no próximo domingo, 12. Com o passe gratuito, defende Cortez, "os estudantes que moram longe do local de aplicação da prova podem se locomover sem custo adicional".
De acordo com o documento, "a iniciativa foi pensada para promover a igualdade de acesso à educação, afastando qualquer possibilidade de prejuízo a estudantes que vivem nas periferias e não dispõem de meios de transporte individual para locomoção".
A proposta foi pensada pelo deputado Guilherme Cortez, que também solicitou o aumento da frota de ônibus no município durante os dias da realização do exame.
A Prefeitura de Franca está fechada desde a quinta-feira, 2, feriado do Dia de Finados, teve ponto facultativo na sexta, e reabre nesta segunda-feira, 6. Sendo assim, não emitiu nenhum comunicado oficial sobre o pedido do deputado.
A assessoria de imprensa da Prefeitura disse que as secretarias acionadas por Cortez, da Educação e de Infraestrutura, "não estão funcionando nesses dias".