08 de dezembro de 2025
BASQUETE

Após nota, Oscar divulga vídeo com desculpas a Franca: ‘comentário bem infeliz’; ASSISTA

Por Karla Rodrigues | da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Reprodução
Comentário de Oscar Schmidt foi feito durante participação em um podcast, na quinta-feira, 2, no Youtube

O ex-jogador de basquete Oscar Schmidt gerou revolta ao fazer comentários afrontosos sobre Franca durante uma participação em um podcast no Youtube. O ataque ocorreu na última quinta-feira, 2, quando Oscar narrava uma suposta proposta para assumir o Franca Basquete: “puta lugar de merda”.

Nas redes sociais, fãs do basquete e moradores de Franca manifestaram sua indignação com o comentário do ex-jogador. A cidade, conhecida por sua tradição no esporte, sentiu-se desrespeitada pelas palavras de Oscar. O prefeito Alexandre Ferreira se manifestou dizendo que repudia, veementemente, "as ridículas e lamentáveis declarações".

Dois dias depois, em meio à polêmica, a assessoria de imprensa Oscar enviou uma nota e uma declaração oficial ao Portal GCN/Sampi, na manhã deste sábado, 4. Já no período da tarde, divulgou um vídeo (veja no fim da matéria). Em ambos os casos, pedia desculpas a Franca.

A nota destaca o "apreço e respeito" do ex-jogador pelas pessoas de Franca e reconhece a importância da cidade para o basquete brasileiro.

"Infelizmente o Oscar se expressou mal naquele momento da entrevista; pode ter certeza de que ele tem grande apreço e respeito pelas pessoas de Franca — ele tem, inclusive, amigos e conhecidos na cidade, então de forma alguma ele iria ofender a uma cidade que fez e ainda faz tanto pelo basquete nacional; foi justamente essa familiaridade com certas pessoas da cidade, aliás, que fez com que ele se sentisse à vontade para se expressar daquela forma, o que foi errado", começa a nota.

Segundo a asssessoria, "a realidade é que o Oscar admira a potência esportiva que é Franca; nas palavras do próprio Oscar: se mais cidades fossem como Franca, o nível do basquete brasileiro seria muito maior".

A nota afirma que "jogar em Franca sempre foi muito intenso para o Oscar; muitas histórias e batalhas dentro de quadra, então ele acaba tendo sentimentos bastante superlativos em relação ao assunto. Mas na realidade foi apenas um comentário fora de tom, entre amigos, falado de forma equivocada, jamais um ataque a uma cidade com uma história tão brilhante, tanto dentro como fora de quadra".

"Ainda assim, é mais do que justo que nossas desculpas sejam prestadas a todos aqueles que foram ofendidos por essas declarações", finaliza a nota.

Desculpas em nota
O próprio Oscar reiterou suas desculpas e ressaltou que seu comentário foi direcionado a situações específicas vividas em quadra, e não à cidade em si. Confira na íntegra:

“Pessoal de Franca, 
Me desculpem sinceramente pelo comentário que fiz na entrevista. 
Naquele momento, estava me referindo a situações especificais, vividas dentro de quadra, e jamais a cidade de vocês; para falar a verdade, se mais cidades fossem como Franca, o nível do basquete brasileiro seria muito maior. 
Vocês estão vivendo um momento lindo no basquete, são campeões mundiais, e de forma alguma merecem manchar esse momento com uma declaração completamente fora de tom e sem sentido dada por mim.
Mais uma vez, peço desculpas a todos os Francanos e desejo apenas o melhor à vocês! Continuem movendo o basquete brasileiro adiante. 
Saúde! 
Oscar Schmidt”

Desculpas em vídeo
No vídeo divulgado na tarde deste sábado, Oscar Schmidt voltou a pedir desculpas a Franca e seus moradores.

"Oi, pessoal de Franca. Estou passando por aqui, para pedir mil desculpas a todos de Franca. Minha intenção nunca foi magoar ninguém, ainda mais agora que vocês ganharam o campeonato mundial. Não dá para festejar um título mundial com o meu comentário. O comentário foi bem infeliz, e assim, eu peço desculpas a todos de Franca. Se nossas cidades fossem igual a de vocês, tenho certeza que o nosso basquete seria bem melhor. Eu tenho certeza disso. Não é nem um comentário, é a verdade. Então, desculpas."

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Portal GCN (@gcnnet)