A população idosa cresceu 67% ao longo dos últimos 12 anos em Franca. Dados do Censo Demográfico 2022 divulgados na segunda-feira, 30, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que dos 352.536 habitantes, 60.579 são pessoas com 60 anos ou mais, o que representa 17% da população total.
Em 2010, o Censo Demográfico apurou que 36.221 idosos residiam na cidade das Três Colinas, que, na época, possuía uma população total de 318.640 habitantes.
Franca está seguindo uma tendência estadual e nacional. O envelhecimento é o resultado da população vivendo mais devido a melhoria na qualidade de vida. De 1950 até 2015, a expectativa dos brasileiros subiu de 46,8 para 70,4 anos. “O que se observa ao longo dos anos, é redução da população jovem, com aumento da população em idade adulta”, pontua a gerente de Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica do IBGE, Izabel Marri.
A Prefeitura de Franca olha atenta para esses dados e já oferece equipamentos e serviços específicos para essa faixa etária. A Secretaria de Ação Social conta com serviços de acolhimento de idosos; serviços de proteção social especial para pessoas com deficiência, idosas e suas famílias; e serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. Em parceria com a Secretaria de Ação Social, também são oferecidos cinco CCIs (Centro de Convivência de Idosos), sendo um em cada região da cidade, totalizando 850 atendidos.
A Secretaria de Saúde oferece acompanhamento para diabéticos e hipertensos. Os CCIs ainda contam com enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, geriatras, reumatologistas e clínico geral, além de atendimento ambulatorial aos pacientes, com idade acima de 60 anos, que apresentam problemas cognitivos e demência.
Na Educação, a população idosa conta com a oportunidade de concluir a alfabetização através do EJA (Ensino de Jovens e Adultos) e cursinhos populares. Já no Esporte, as atividades mais procuradas são a hidro, natação e voleibol.