26 de dezembro de 2024
CAFÉ FRANCANO

Rússia demonstra interesse na importação do café de Franca

Por Clara Meireles |
| Tempo de leitura: 1 min
da Redação
Divulgação/Prefeitura de Franca
Amostras do café da Alta Mogiana foram apresentados à Missão Russa

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento de Franca participou de uma reunião no Ministério da Agricultura e Pecuária, em Brasília, na terça-feira da semana passada, 24, com o objetivo de apresentar o Café da Alta Mogiana para uma Missão Russa. Eles estiveram no Brasil com o propósito de adquirir café brasileiro de alta qualidade. O objetivo dos russos é importar o café diretamente do Brasil.

A região da Alta Mogiana conta com 23 cidades: Altinópolis, Batatais, Buritizal, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cristais Paulista, Franca, Itirapuã, Jeriquara, Nuporanga, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Santo Antônio da Alegria e São José da Bela Vista, localizadas em São Paulo, além de Capetinga, Cássia, Claraval, Ibiraci, Itamogi, São Sebastião do Paraíso e São Tomás de Aquino, em Minas Gerais.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Franca, estiveram presentes na reunião: Guilherme Campos, superintendente de Agricultura e Pecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária; Lucimara Correia do Prado, secretária municipal de Desenvolvimento de Franca; Roberto Lopes de Camargos, chefe do Setor de Agronegócio; José Tadeu Oliveira, sócio-proprietário da Olinto Café; Carlos Goulart, secretário de Defesa Agropecuária (SDA); e Danilo Kamimura, agrônomo e chefe da Divisão da SDA-SP.

“A união de esforços entre a Superintendência Federal de Agricultura de São Paulo, a Prefeitura de Franca/ Secretaria de Desenvolvimento e os produtores de café da Alta Mogiana, é um exemplo de como parcerias locais podem levar produtos excepcionais aos mercados globais”, reforça a assessoria da Prefeitura de Franca.

Além disso, eles salientam a importância do reconhecimento internacional, no reforço do papel da região no fortalecimento das relações com a Missão Russa e posiciona os produtos locais no cenário internacional.

Durante o encontro, os russos informaram que vieram conferir a certificação do café da Alta Mogiana e, agora, devem começar a importar diretamente do Brasil.