O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), do Ministério Público do Estado de São Paulo, em conjunto com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, realizou uma operação da manhã desta terça-feira, 31, em Franca e Ituverava. Doze pessoas foram presas, com mandados de prisão válidos por 30 dias. Também foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão.
O objetivo era cumprir mandados de prisão temporária e busca e apreensão contra membros de facção criminosa nas cidades de Franca e Ituverava.
Em Franca, uma pessoa foi presa na Vila Santa Tererezinha, onde foram apreendidas porções de cocaína, crack, três celulares, seis munição 380 e dinheiro, além de um caderno com anotações.
Durante as investigações, segundo o Gaeco, "ficou evidente que esses membros não apenas se uniam para o tráfico de drogas, mas também cometiam atos violentos contra pessoas, envolvendo uma prática conhecida como 'tabuleiro' ou 'tribunal do crime', agindo como autoridades locais por meio de violência e ameaças".
O Gaeco deve dar mais detalhes sobre a operação e seus resultados ainda nesta terça.