25 de dezembro de 2025
SEGURANÇA

Mil seguranças são contratados para escolas estaduais de SP; Franca fica de fora

Por Karla Rodrigues | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Paulo Pinto/Agência Brasil
Parte das escolas estaduais receberá vigilante para prevenir violência

Cerca de mil seguranças serão contratados para atuar nas escolas estaduais de São Paulo. Segundo a Secretaria da Educação do Estado, a iniciativa pretende reforçar a prevenção de episódios de violência no ambiente escolar.

Do total, 774 escolas estaduais receberão um vigilante até sexta-feira, 27, para prestarem o serviço. Na região administrativa do ABC, o trabalho começou na segunda-feira, 23. A licitação segue em andamento para a contratação dos outros 226 profissionais.

Apesar disso, nesse primeiro momento, as escolas de Franca e região não serão contempladas pelos profissionais. De acordo com a assessoria de imprensa, os seguranças serão contratados após a abertura de uma segunda licitação, ainda sem previsão.

As empresas vencedoras da licitação devem contratar seguranças homens e mulheres com formação profissionalizante na área. Outra regra imposta pela secretaria é que as empresas consultem os antecedentes criminais dos trabalhadores antes da contratação.

Os profissionais vão atuar dentro das unidades escolares selecionadas pelas 91 Diretorias Regionais de Ensino. Os critérios utilizados para a escolha foram a vulnerabilidade da comunidade e a convivência no ambiente escolar.

Para viabilizar o projeto, a Educação vai destinar cerca de R$ 70 milhões anual.