A coleta seletiva não recolhe lixo reciclável regularmente desde janeiro no Jardim Noêmia, segundo relatam moradores. Quando foi implementada em Franca, a coleta prometia recolher os materiais para a preservação dos recursos naturais, porém, o bairro da zona sul da cidade parece ter sido esquecido pela Secretaria de Serviços e Meio Ambiente.
Há dez meses, moradores colocam reciclados na calçada, e, apesar do caminhão de coleta passar pela rua, os materiais nem sempre são recolhidos. Os relatos dizem que o problema iniciou neste ano, porém, câmeras de uma residência registraram a mesma situação já em setembro de 2022. “A coleta é intermitente, eles coletam o dia que querem”, informou o aposentado Walter Cintra.
Outra aposentada afirma que descarta os reciclados adequadamente toda quarta-feira, dia de coleta do bairro, mas quando os resíduos não são coletados, ela descarta no lixo comum. Já outro morador reclama da bagunça causada por catadores informais. “Pegam a reciclagem que quer e ficam os vidros. Os lixeiros ficam bravos pegando os vidros”, relatou.
A Prefeitura de Franca foi procurada para esclarecer o motivo da falta de coleta seletiva no bairro Jardim Noêmia, mas não respondeu até o fechamento desta reportagem.